sexta-feira, 3 de junho de 2016

Instruções para o preparo e cuidados com o AMASI


O AMASI é uma fermentação de leite com as características do que se tem denominado de “iogurte infinito”, originário da linhagem étnica Zulu e muito popular na África do Sul e outros países do continente africano. Seu preparo tradicionalmente é feito com a adição da “semente” ao leite acondicionado em uma cabaça e deixado um determinado tempo para fermentar. Este tempo situa-se em torno de 24 horas e o recipiente a ser utilizado é conveniente que seja um pote de porcelana ou vidro. Sua consistência e sabor ficam entre o do queijo cottage e o iogurte natural e não tem as mesmas exigências com relação à temperatura ambiente que outros iogurtes naturais apresentam para se obter o ponto.

É fato corrente que Nelson Mandela era um apreciador do AMASI, cultivando-o com muito zelo e consumindo-o em forma de coalhada.

Está comprovado cientificamente por pesquisadores como Dr Richard A Mokua, Dr Josh Axe entre outros, que o AMASI mata a bactéria Escherichia Colli (E. Colli), responsável pela intoxicação alimentar, o que por si só é um ponto de destaque diante de outros iogurtes naturais. Apresenta mais de 30 microorganismos probióticos e rivaliza com o Kefir de leite na gama de benefícios oferecidos ao organismo. Solicitado a emitir opinião comparativa de qualidade entre o Kefir de leite e o AMASI respondeu o pesquisador americano Dr Josh Axe: “são equivalentes”

De fácil manuseio, seu preparo necessita somente da cultura inicial (starter em pó, granulado ou pasta), leite (preferencialmente integral), recipiente esterilizado e colher também esterilizada. Basta reidratar brevemente e misturar o starter ao leite, deixando descansar em temperatura ambiente, até que após 24 horas nota-se que firmou no vasilhame. Depois de pronto, mistura-se o soro produzido (denominado umlaza) ao fermentado e está pronto para ser consumido. Este soro pode também ser descartado ou adicionado a alimentos como na África do Sul.Não utiliza iogurteira e basta ter uma vez para de seu próprio iogurte retirar a matriz para o próximo.

Instruções para o manuseio

1. Esterilize os utensílios.

2. Reidrate o conteúdo da embalagem recebida colocando-o em duas colheres de sopa de leite (preferencialmente integral e à temperatura ambiente) durante 15 minutos. Após, dê a partida inicial misturando o starter reidratado a 100ml de leite (preferencialmente integral e à temperatura ambiente) e batendo no liquidificador ou mixer por aproximadamente 2 minutos. Depois, despeje todo o conteúdo num recipiente de vidro e tampe com filme plástico, guardanapo ou toalha de papel, fixando com fio ou elástico.

3. Deixe fermentar por 24 horas. O AMASI não apresenta as mesmas dificuldades de outros iogurtes para se obter o ponto.

4. O recipiente da fermentação deve ficar totalmente estático, sem ser movimentado ou balançado nesse período. 

5. Assim que perceber a consistência firme, coloque-o na geladeira para estabilizar a fermentação.

6. Entre duas e quatro horas pode retirar, misturar bem e está pronto seu AMASI. Pode ser consumido puro ou em uma infinidade de opções doces ou salgadas, a seu gosto.

7. Antes de servi-lo faça a nova partida, tirando um pouco do iogurte pronto do centro do recipiente. Para cada colher de sopa cheia retirada, coloque o equivalente a 100ml de leite preferencialmente integral.

8. Quando fizer pela primeira vez, não consuma o primeiro, apenas tire a próxima partida e comece a consumir a partir do terceiro ou quarto, de preferência. Nos primeiros dias o gosto ainda estará carbonatado, mas à medida que as fermentações forem se sucedendo o sabor passará a ser o natural . 

9. Se acaso acontecer do iogurte “desandar”, por desproporção do leite ou qualquer outro motivo, não se preocupe; é só dessorar este resultante colocando-o em um coador de café e deixando-o na geladeira em torno de 4 horas (ou até todo o soro ser drenado). Após misture o conteúdo do coador a 100ml de leite (preferencialmente integral e à temperatura ambiente) e bata no liquidificador ou mixer por aproximadamente 2 minutos. Depois, despeje todo o conteúdo num recipiente de vidro e tampe com filme plástico, guardanapo ou toalha de papel, fixando com fio ou elástico.

10. Não esqueça de fazer seu starter reserva. Assim que fizer seu primeiro iogurte, lembre de retirar uma parte e congelar.

11. Basta seguir estas instruções, dar manutenção e o seu AMASI será para sempre.

Muita saúde para você e sua família!

FONTE

http://portalsaglik.wixsite.com/portalsaglik/single-post/2016/05/15/Instru%C3%A7%C3%B5es-para-o-preparo-e-cuidados-com-o-AMASI-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.