segunda-feira, 30 de maio de 2016

Rosa Mosqueta – Obtenção do Óleo



Para obter o óleo de Rosa Mosqueta, siga os seguintes passos:

Pré - tratamento de sementes: Para obter o óleo de Rosa Mosqueta se requeri um processo rigoroso e dedicado na preparação da fruta, fazendo basicamente as seguintes etapas:

Colheita. Realizado durante o mês de Fevereiro, Março e Abril. A fruta é colhida à mão para evitar danificar a casca.

Pré-secagem da fruta. É realizado em lugares apropriados, utilizando a produção de secagem com o máximo de energia solar.

Secagem. O fruto é colocado em bandejas e o processo de desidratação termina no forno de secagem com temperaturas que não alterem as características deste.

Seleção. O fruto seco é moído e também é cuidadosamente selecionados, nesta fase o fruto é separado da semente.

Extração. A semente é submetida a um processo muito delicado e cuidadoso de extração por uma prensagem mecânica em frio, onde se obtém o óleo de Rosa Mosqueta.

Os óleos vegetais obtidos pela prensagem em frio, não refinado, conservam sem afetar todos os nutrientes que contém naturalmente. No entanto, algumas poderiam conter substâncias tóxicas, como ácidos graxos livres ou peróxidos, que são eliminados mediante a refinação.


Óleo de Rosa Mosqueta Refinado

Os óleos vegetais que foram extraídos com solvente podem conter mínimos resíduos indicados anteriormente, mas se não for feito uma adequada refinação poderiam ser remanescentes de solvente. Em geral, os óleos vegetais como o óleo de Rosa Mosqueta, passam por um processo de refinação, com o objectivo de eliminar todas as formas de substâncias tóxicas ou alérgenos que possam conter naturalmente ou por poluentes.

Processo de Refinação: O processo de refinação é realizado nas seguintes fases:

Degomagem: É realizado com vapor de água, agitação e decantação. Este processo remove os fosfolipídeos e outros lipídios polares hidratados, também, a eliminação parcial de clorofila e carboidratos.

Neutralização. Neste processo, se neutraliza os ácidos graxos livres com hidróxido de sódio e são removidos os sabões por decantação. Esta etapa é realizada para eliminar os ácidos graxos livres que estão presentes e diminuir a quantidade de material corante natural, como o caroteno.

Branqueio. É realizado utilizando terras e carvão ativado, não apenas servindo para remover os corantes ou pigmentos do óleo. Também elimina o desperdício de fosfolipídeos, sabões, compostos oxidantes e metais. As eliminações dessas impurezas são muito importantes porque afetam diretamente a qualidade organoléptica e estabilidade oxidativa do óleo desodorizado.

Winterização. O óleo é mantido em baixas temperaturas por um determinado tempo. É um processo de cristalização especial usado para remover pequenas quantidades de ceras ou ácidos graxos sólidos do óleo, que causam a turbidez.

Desodorização. Este processo é feito por meio de vapor, com alto vácuo e temperatura. Eliminando a maioria dos componentes voláteis que causam o mau cheiro do óleo, ácidos graxos livres, a eliminação de peróxidos, esteróis, pesticidas e hidrocarbonetos.

Embalagens. Depois de desodorização, o óleo é embalado em tambores de metal ou plástico, se fermentam e são mantidos sob condições de ambiente inerte, neste caso se utiliza o nitrogênio. Assim, mantendo as propriedades físicas - químicas e estabilidade do óleo de Rosa Mosqueta.

Benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta:

1. O óleo de Rosa Mosqueta regenera e nutre a pele, eliminando visivelmente rugas e manchas da pele

2. É utilizado para tratamento de queimaduras ou pós-cirurgia.

3. Hidrata e proporciona suavidade e frescor para a pele.

4. Retarda o envelhecimento da pele.

5. Também é usado para combater eczemas e psoríase; elimina sardas.

6. Um excelente cicatrizante.

7. O único caso onde não se recomenda o óleo de Rosa Mosqueta é para pele oleosa ou acne (devido à natureza desse óleo)

FONTE

INKA NATURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.