domingo, 5 de junho de 2016

Uva passa


Conhecida como Kishmish na Índia, seu uso medicinal é justificado por múltiplos benefícios, como 
prevenir câncer, Alzheimer, Parkinson e demência. Assim como as uvas, a uva passa possui vitaminas de complexo A e B, Cálcio, Cobre, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Zinco, e o Resveratrol, sendo este último um importante polifenol que pode agir com ação anti-inflamatória e anti-inflamatória, muito desejada por pessoas que desejam garantir uma melhor qualidade de vida, junto à boa forma. Você ainda pode encontrar antocianinas, além da uva passas não conter glúten, o que agrada àqueles que lidam com intolerância.

É preciso bem mais que um cacho de uvas para fazer um punhado de passas. Três quilos e meio de uva fresca vão dar um quilo de passas. O fruto desidratado concentra inúmeros nutrientes, dentre eles, vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde corporal, podendo ser incorporada facilmente à dieta, a uva passa pode ser utilizada não só em receitas doces, como também em combinações exóticas.

A uva passa não oferece prejuízo às dietas, pois é utilizada de forma sutil nas receitas, e 100 gramas contêm em média 299 calorias. 


Globo Repórter: Quer dizer que uma uvinha passa é mais potente e poderosa do que uma uva que a gente tira do cacho?

Gildo Almeida, biomédico da Embrapa: Sim, porque você removeu a água e tudo que tinha na uva. Vai ficar mais concentrado, quando você tira a água, vitaminas A, B e K ficarão presentes na uva.

Globo Repórter: O famoso resveratrol está aqui?

Gildo Almeida: Está. E os polifenóis, os antioxidantes. Ela protege, previne, por exemplo, doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e demência. O boro que tem dentro dessas passas vai evitar que as pessoas na menopausa tenham perda óssea. Então, protege inclusive pessoas idosas contra algumas doenças que acometem o osso. Todo mundo pode comer uva passa, menos aqueles que tem restrição em açúcar.


E se as passas estiverem no biscoito? E se o biscoito fosse feito de farinha de uva?

A receita é fruto do doutorado da nutricionista Emília Ishimoto na Faculdade de Saúde Pública da USP. "Aqui tem fibras, além dos antioxidantes, e um tipo de fibra especial para diminuir o colesterol. Não é uma fibra comum - por exemplo, a fibra da aveia - é uma fibra diferente que só tem na uva", conta Emília Ishimoto, nutricionista da USP.

A farinha de uva é feita justamente com o que sobra da produção do suco ou do vinho. “Do ponto de vista de propriedades pra saúde é incrível, mas o que a gente joga fora é mais rico para a saúde. O efeito maior está na casca e na semente”, diz Emília Ishimoto.
Para mim, a uva é a fruta mais completa que tem: ela te dá um produto para qualquer momento da sua vida. ‘Ah, eu quero comemorar hoje’ - tem um espumante para ti comemorar. ‘Ah, eu quero tomar algo com meu alimento’ – tem o vinho. ‘Sou criança’ - tem suco, tem sempre uma alternativa. Além de ter um valor social muito grande para a nossa região aqui. Muitas famílias sobreviveram e vivem até hoje em função dessa uva, que apesar de tão pequena tem tanto valor, sentimental, social e econômico para o nosso estado”, afirma a biomédica Caroline Dani.

Aprenda a fazer barra de cereal de uva (Foto: TV GLOBO)

BARRA DE CEREAL DE UVA
Ingredientes:- 1 xícara (de chá) de aveia em flocos grandes- 1/2 de xícara (de chá) de flocos de quinoa branca- 1 de xícara (de chá) de farinha de uva- 1/3 de xícara (de chá) de uvas passas- 1/2 xícara (de chá) de nozes picadas- 3 bananas maduras amassadas com o garfo
Modo de Preparo:Primeiramente lave a quinoa, escorra, e em seguida bata em um processador com a aveia. Acrescente aos poucos a farinha de uva e continue batendo. Acrescente metade da quantidade de uva passa, assim como metade da quantidade de nozes picadas.

A outra parte destes ingredientes você usará para finalizar a barrinha. Continue batendo, adicione à mistura as bananas nanicas amassadas, e pare de bater quando ficar uma massa homogênea. Em uma assadeira forrada com papel vegetal ou alumínio, distribua a massa. 
Coloque as uvas passas e as nozes restantes, apertando levemente para acomodá-las. Asse em forno médio pré-aquecido por 25 minutos. Retire e espere esfriar completamente. Corte no tamanho desejado.

Obs: Essa barrinha caseira é extremamente nutritiva, ajuda quem tem constipação intestinal e é livre de açúcar. Você também pode adaptar a receita a seu gosto, substituindo por outros ingredientes, como castanha de caju (sem sal), amêndoas, avelã ou linhaça.


Benefícios da uva-passa

    A uva-passa tem efeitos benéficos praticamente em todos os sistemas do corpo, também podem ser substituídas no lugar dos doces ou chocolates da vida, ou seja, além de conter açúcares naturais, possui também vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K. Portanto, a uva-passa é uma forma alternativa para quem faz uma reeducação alimentar, mas cuidado, não é porque ela seja mais nutritiva.

    Fonte de Energia: A uva-passa contém açúcares, tais como frutose e glicose, ou seja, ideal para quem pratica esportes ou atividades físicas. Essa frutinha seca também ajuda na absorção de vitaminas contidas em outros alimentos, ajudando assim na construção do sistema imunológico.

    Benefício na Digestão: Após a ingestão da uva-passa, ela naturalmente absorve água, pois como nós sabemos, ela é nada mais que uma uva desidratada, resolvendo de vez aquela constipação, fazendo seu intestino funcionar melhor.

    Melhora a Saúde Bucal: Você sabia que a uva-passa evita cáries e a proliferação de bactérias que causam a gengivite, dentre outras? Pois é, ao contrário do que todos pensam, essa frutinha seca contém ácido aleanólico, evitando assim doenças bucais, isso não é maravilhoso? =)

    Melhora a Saúde Óssea: Por ser excelente fonte de cálcio, a uva-passa evita problemas de osteoporose ou doenças similares nos ossos por problemas de descalcificação, pois é rica em boro e ajuda na absorção de cálcio, auxiliando na formação dos ossos. Faz bem às mulheres que estão na menopausa ingerir este alimento.

    Diminuição do Ácido no Sangue: Como sabemos, o excesso de acidez no sangue, pode desencadear sérias doenças no corpo, tais como problemas cardíacos, artrite, pedras nos rins e gota. Resumindo, tanto a uva normal como a uva-passa, são ricas em magnésio e potássio, por ser diurética também (uva normal) faz com que as toxinas do corpo saiam através da urina, desintoxicando seu sangue e filtrando seus rins. Uma boa dica!

    Trata Infecções: A uva-passa contém uma substância que tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, chamada de fitonutrientes polifenólicos, fazendo com que as bactérias que causam inflamações no corpo morram, baixando assim a febre.

    Protege os Olhos: Essa mesma substância existente na uva-passa que falei acima, protege também os olhos, evitando o desenvolvimento da catarata, degeneração macular, cegueira e outros problemas visuais.

    Trata a Anemia: A uva-passa, além das vitaminas existentes, é rica em ferro e cobre que ajudam na formação de glóbulos vermelhos, evitando a anemia, fazendo com que a coagulação do sangue seja mais rápida, colaborando na cicatrização das feridas.

    Prevenção do Câncer: Por possuir um antioxidante conhecido como catequina, que protege o organismo contra os radicais livres, evitando o desenvolvimento de tumores, principalmente o câncer de cólon. 

    "Catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos. Inúmeros estudos demonstram que os polifenóis presentes na planta do chá verde (Camellia sinensis) apresentam propriedades que atuam de forma benéfica em algumas doenças como a diabetes mellitus tipo 1, as cardiopatias, as infecções virais, as inflamações em doenças degenerativas ou mesmo o cancro e o envelhecimento."

    Afrodisíaco: A uva-passa possui um aminoácido chamado arginina, além de estar em quase todos benefícios que falei, tais como cicatrização, proteção do sistema cardiovascular, ajuda também a evitar o cansaço mental, é também um grande estimulante natural, aumentando o apetite sexual tanto em homens quanto em mulheres, tais alimentos são encontrados em chocolates e guaranás, por exemplo.



    FONTE


http://www.wickbold.com.br/comer-uva-passa-faz-bem

http://jamileamate.blogspot.com.br/2015/02/culinaria-uva-ao-leite-lait-de-raisin.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.