quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O Café Nosso de Cada Dia

                  Vamos tomar um cafezinho? Antes, veja os prós e contras da bebida
Por Crib Tanaka • 12/04/2006

Hábito. Vício. Costume. Como classificar o café nosso de cada dia? Huummm... Bom, para começar, irresistível. Uma xícara da bebida quentinha faz parte da rotina de milhares de brasileiros. Seja em casa, no trabalho, na rua, o cafezinho é sempre uma boa pedida. Mas, mesmo assim, ele não está livre de polêmicas. Acusado e absolvido inúmeras vezes, o café, afinal, é amigo ou inimigo da nossa saúde?

Acorda!
Reconhecido antídoto contra o sono, o café tem seus benefícios e malefícios. Apesar de ser sempre associado à cafeína, que é responsável por apenas 2,5% do cafezinho, o grã verde é composto por outras substâncias como: potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre e mais outros 36 elementos.

Mas, nâo tem jeito: deu aquele sono, a gente corre para tomar um golinho de café! Sabe o motivo? A cafeína pode amenizar os efeitos da adenosina, responsável pelo sono e ainda ajuda na concentração. Está explicado! Como também inibe o sistema límbico, que impulsiona o desejo de autogratificação, o café é apontado por alguns estudos como um bom aliado no combate à depressão e ao uso de drogas como a nicotina, o álcool e até as ilegais. Muitos estudos também associam a bebida à melhora na memória, uma vez que substâncias ou atitudes que reforçam a energia no corpo ajudam na memorização.

Saúde em pequenas doses
Há estudos científicos que sugerem que o consumo diário de até seis xícaras pode prevenir a diabetes tipo II, devido aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos, ou a seus minerais. O câncer de cólon e próstata também podem ser afastados com o consumo da bebida e o coração também lucra nessa: o café contém antioxidantes que melhoram o sistema cardiovascular.

"No sistema nervoso central, ele é um excelente estimulante cerebral e deve ser usado na dose de duas xícaras ao dia", explica a nutróloga Emilia Veron. Mas, como tudo em excesso faz mal, ele não pode ser ingerido livremente. "A cafeína em excesso, acima de seis xícaras por dia, pode desencadear doenças cardíacas e aumentar a pressão arterial, quando associada ao estresse. Como ele tem efeito laxativo, deve ser evitado na diarreia, e em alguns portadores de síndrome do cólon irritável pode deflagrar a crise", explica Emilia. Ela completa dizendo que o café também estimula a contração da vesícula, mobilizando os cálculos biliares e, em pessoas com fragilidade gástrica, pode causar dor de estômago.

"A cafeína causa dor de cabeça em alguns, porém o efeito mais freqüente é a dor de cabeça quando se tira abruptamente o café. Pessoas que tomam muito café no trabalho ou no fim de semana podem ter a dor por falta da cafeína", diz Emilia. E, como a bebida aumenta a perda de cálcio, deve ser consumida moderadamente pelas mulheres em menopausa e por quem apresenta osteoporose.

O consumo no Brasil
"Os últimos números da Associação Brasileira da Indústria do Café, a Abic, estimam o consumo no Brasil em 2005 em 15,54 milhões de sacas, aumento de 5,4% sobre o ano anterior, o que representa um impressionante crescimento, motivado pelos bons fundamentos da economia e pela melhora da situação social do país", relata Miguel Barbosa do Rosário, editor do Coffee Business.

Para 2006, as indústrias estão otimistas e projetam um faturamento do setor da ordem de R$5,6 bilhões, 19,1% maior que em 2005 (R$4,7 bilhões). "Atualmente, o café corresponde a cerca de 2% da receita total das exportações brasileiras", revela Miguel, completando que até 2010 a Associação espera um consumo de 21 milhões de sacas, o que representaria um volume superior ao dos Estados Unidos hoje, que é o maior consumidor mundial.

Segundo Miguel Barbosa do Rosário, neste novo século, o café conseguiu, por alguma razão, ser associado aos aspectos positivos da globalização: facilidade de acesso à cultura, internet, criatividade. E, por ser uma bebida natural, feita a partir de uma planta com propriedades comprovadamente benéficas à saúde humana, não se choca com os ideais de saúde e beleza  a pós-modernidade.

Veja como o café é consumido em outros lugares do mundo
(Fonte: Paulo André Colucci Kawasaki, para Coffee Break)

* França: o produto, na maioria das vezes, é bebido juntamente com chicória.

* Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.

* África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre.

* Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que será derretido quando entrar em contato com o café.

* Itália: o café expresso preto é servido em xícaras pequenas acompanhadas de tiras de limão.

* Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.

* Cuba: o café é bebido bastante forte e doce, e em um só gole.

* Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.

* Alemanha: é servido com leite condensado ou chantilly.

* Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".

* México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

2 comentários:

  1. Obrigada.. pela sua informação sobre o café..Como sou um pouco viciado no café agradeço a sua nota....

    ResponderExcluir
  2. Eu me considero uma apaixonada por café tanto que tenho um Blog que traz postagens apenas sobre o mundo do Café. Faz uma pausa aí pro café e vai lá dar uma olhadinha...
    Café com a Beth
    http://bethcafe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.