sábado, 23 de abril de 2011

Chá de Sucupira


 O chá de Sucupira, segundo contam, é excelente para dores ósseas, hérnia de disco, bicos de papagaio, e artrites. Aqui veremos uma receita dada pelo ator Juca de Oliveira sobre seu próprio caso de artrite (veja o vídeo) em uma entrevista ao Jô Soares. A apresentadora Ana Maria Braga já deu esta receita em seu programa também.






Para fazer Chá de Sucupira você vai precisar de:
•12 sementes de sucupira
•3 litros de água
Modo de Preparo:
Primeiramente, soque as sementes de sucupira em um pilão até que a resina interna da sementes esteja a mostra. Feito isso, ferva a água e coloque as sementes macetadas por 90 segundos (um minuto e meio) então apague o fogo. Tampe o caldeirão e deixe esfriar.


Posologia
Beba bastante durante o dia, cerca de um litro e meio durante o dia


Observações
A resina da semente de sucupira ficará depositada no caldeirão, de forma que ele não poderá mais ser utilizado para outros fins. Segundo a leitora Tânia, a vasilha pode ser limpa esfregando uma esponja ou bucha de lavar panelas com óleo.

O óleo da semente de sucupira, uma árvore do cerrado brasileiro, alivia sintomas de dor e inflamação pelo corpo. Também pode ser arma no combate ao câncer de próstata.

Apesar de diversos estudos já terem sido feitos, a composição química de praticamente 99% das plantas brasileiras é desconhecida. O avanço nas pesquisas sobre os óleos essenciais, entretanto, mostra que as árvores escondem uma grande quantidade de compostos medicinais, entre os quais estão os terpenos, encontrados no óleo das sementes da sucupira.

O bom é que o óleo das sementes dessa planta, comprovadamente, tem ótimos efeitos contra as inflamações. “É indicado para inflamações de coluna, dos nervos, artrite, contra inflamações provocadas por pancadas e ainda ajuda a prevenir e a combater as infecções de garganta”, afirma o fitoterapeuta e naturopata André Resende.

Os terpenos encontrados na sucupira, também funcionam como antioxidantes, protegendo os lipídios e os fluidos corporais da ação dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento e por alguns processos de mutação das células. Os terpenos também inibem a atividade de enzimas responsáveis pelo crescimento celular desenfreado, evitando assim que casos de câncer apareçam pelo corpo.




Contra inflamações
Lave bem 20 sementes de sucupira e seque com um pano. Enrole em algodão e quebre com um martelo, para que o óleo não escape. Coloque dentro de uma garrafa (sem o algodão) de vinho tinto suave e deixe descansar por 10 dias. Tome uma xícara (café) da solução quatro vezes ao dia, por uma semana.


Contra reumatismo e câimbras
Coloque um punhado da casca da sucupira em 1 litro de água fervente e ferva por 5 minutos. Deixe esfriar e tome uma xícara do chá quatro vezes ao dia. Em caso de dores reumáticas, compressas quentes com o chá também ajudam.


Contra infecção intestinal
Coloque um punhado das folhas da sucupira em 1 litro de água fervente, deixando ferver por 3 minutos. Deixe esfriar e tome uma xícara (café) da solução de duas em duas horas. É importante intercalar o chá com solução de soro caseiro, para repor os líquidos e nutrientes corporais.




FONTE


Revista Vida Natural


Receita Natural

2 comentários:

  1. eu uso as capsulas do oleo de sucupira ,fiquei sabendo que e ipertenso nao pode tomar as capsulas?

    ResponderExcluir
  2. o chá de sucupira parece ser muito bom, vamos experimentá-lo. Vamos ver se nossas colunas ficam sem dores.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.