domingo, 24 de julho de 2011

Mais que beleza, cintura fina é questão de saúde


Assisti ao Fantástico e então senti vontade de medir minha cintura. Ufaaaaaaaaa!!! Já posso respirar! 72cm! Lembrei da música "Cintura Fina", de Zé Dantas e Luiz Gonzaga, que dizia assim: "Vem cá cintura fina, [...] Vem cá meu coração!"

Cintura Fina - Jackson do Pandeiro
Composição: Zé Dantas/ Luiz Gonzaga


Minha morena, venha pra cá
Pra dançar xote, se deita em meu cangote
E pode cochilar
Tu es mulher p'ra homem nenhum
Botar defeito, por isso satisfeito
Com você eu vou dançar

Vem cá, cintura fina, cintura de pilão
Cintura de menina, vem cá meu coração

Quando eu abraço essa cintura de pilão
Fico frio, arrepiado, quase morro de paixão
E fecho os olhos quando sinto o teu calor
Pois teu corpo só foi feito p'ros cochilos do amor

P'ra Discontrair!!



Você sabia que a Fita Métrica ganhou tanto ou mais importância que a balança na avaliação da gordura??!!

A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 2008, do Ministério da Saúde, mostra que o excesso de peso e a obesidade cresceram entre as mulheres: 43% delas estão acima do peso e 16% são consideradas obesas. Ainda de acordo com a pesquisa, 52,3% das mulheres têm 80 centímetros ou mais de cintura.

O endocrinologista Francisco Marquezine chama a atenção para o principal problema da obesidade, que são os riscos cardiovasculares, com doenças como diabetes, hipertensão e colesterol. Nesta entrevista, ele dá as dicas para ter uma boa saúde e aponta o estresse e o sedentarismo como ''vilões da história''.

Ao que o senhor credita o aumento da obesidade feminina?

São muitos fatores. O mais importante é a entrada da mulher no mercado de trabalho. Aumentou a ansiedade, a correria. A mulher passou a ter uma vida mais sedentária, menos tempo para atividade física e começou a acumular função, já que continua trabalhando em casa.

Na guerra contra a obesidade, as mulheres estão perdendo se comparadas aos homens?

Nesse período sim. Mas o mundo inteiro está engordando e estão aumentando as comorbidades, que são a hipertensão, a diabetes. E não é só aqui, todos os países estão engordando. Os pobres e os ricos.

Qual a diferença entre excesso de peso e obesidade?

Isso é medido em índice de massa corpórea, em que é dividido o peso pelo quadrado da altura. O normal é de 18 a 25 e vale para quase todas as pessoas. Às vezes vai falsear em pessoas muito magras, sem músculos ou as pessoas com excesso de massa muscular. Quando está em 25 e 30, chamamos de sobrepeso e acima de 30 é obesidade.

Em termos de saúde, qual a diferença?

O risco de doenças cardiológicas aumenta muito. No início do sobrepeso, quando se tem 26, os números não mostram muita diferença, mas quando vai para 27, 30 e a obesidade mórbida (acima de 40), os números pioram. São os grandes obesos, que desenvolvem maior risco de hipertensão, diabetes, infarto, problema vascular, problemas de coluna. É um quadro muito sério, de onde surgiram as cirurgias de redução de estômago.

O teste da medida da cintura, é válido?

A célula de gordura, chamada adipósito, não é só um depósito de gordura como se pensava, é uma célula viva, ativa, que secreta substâncias. Essas substâncias têm ação geralmente maléficas para o organismo. Elas aumentam a pressão arterial, diminuem a sensibilidade à insulina, aumentando o risco de diabetes. Se aumenta o colesterol ruim, diminui o colesterol bom, e tende a aumentar o triglicérides.

Hoje, a fita métrica ganhou tanto ou mais importância que a balança na avaliação da gordura. A balança pesa tudo, a fita mede a gordura visceral. Existe um padrão que nas mulheres brasileiras seria abaixo de 80 centímetros no padrão mais rígido e abaixo de 88 no padrão mais conservador. Uma pesquisa já mostrou que se tem um grande percentual de mulheres acima de 80, em torno de 30%.

É normal as mulheres terem um aumento de peso depois de uma certa faixa etária?

Não existe uma verdade científica, uma obrigatoriedade. O que podemos considerar é que as pessoas poderiam aumentar um quilo a cada década. No emagrecimento é igual ao ganho de peso, funciona por escadinha. É um processo lento. Para ser duradouro, precisamos acostumar com aquilo, precisa mudar hábitos, precisa condicionar essas mudanças.

É exagero só consumir produtos diet e light?

Eu acho esses produtos muito bons, porque diminui a quantidade de calorias. Esse negócio que adoçante faz mal sempre surge. Até hoje não vi nada comprovado que isso exista. Se você puder comer sem açúcar, melhor. Se puder tirar a gordura e usar tudo desnatado, melhor. Isso faz parte da vida moderna.

Os corticóides engordam mesmo?

Esse remédio aumenta o apetite e também retém líquido. Esse nem é o problema, porque o líquido sai quando acabar o efeito da droga. Existem outras substâncias que dão fome. A pílula anticoncepcional por exemplo, a progesterona em algumas pessoas, aumenta o apetite.

Como se ataca a gordura visceral?

Ela é a primeira que sai no emagrecimento. Então, quando você começa a emagrecer, já passa a diminuir o seu risco coronário. Atividade física é a coisa mais importante para a manutenção da saúde e não é levada à sério como deveria. Serve de prevenção das doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão, colesterol.

Quais os exercícios mais indicados?

O que você gostar de fazer, que faz com prazer, porque isso vai durar. Se você odeia academia não adianta. Vai dançar, vai nadar. Mas é importante que faça.

DICAS PARA TER A CINTURA FINA!

Reduza o consumo de alimentos de difícil digestão como doces, gorduras e frituras, bebidas gasosas, feijão, leite e queijos. Todos contribuem para o aumento de gases, fermentam, causam prisão de ventre e distendem o abdome.

Faça exercícios sempre, pois essa é uma região propensa a armazenar gorduras. Atividades aeróbicas como caminhada e bicicleta devem ser feitas todos os dias; já os abdominais podem ser feitos em dias alternados. O uso de pesos potencializa o resultado, mas deve ser acompanhado por um profissional.

Caminhar diariamente é a melhor maneira de ficar sem barriga e com cintura fina. Não existe exercício mais completo, fácil e barato para este fim!

Beba no mínimo dois litros de água por dia. A água desintoxica o organismo, liberando toxinas e desincha a barriga e a cintura.

Tome líquidos e alimentos diuréticos: tome chá verde, e coma frutas e verduras como melancia, abacaxi e pepino. Acrescente linhaça a sua alimentação.

Diariamente use modeladores na cintura ou corpetes. Use por algumas horas, para modelar sua cintura.

Não use calças de cós baixo e apertado. Use sempre roupas com a cintura mais alta, para não deformar seu corpo e sempre manter uma boa cintura.

Faça massagem modeladora e drenagem linfática pelo menos duas vezes por semana, e peça a esteticista que modele e afine sua cintura com as mãos.

FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.