quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Uso Correto das Plantas Medicinais

A professora Maria das Graças Brandão conversa com a repórter Beatriz Thielmann sob a lente do repórter cinematográfico Júlio Aguiar

Em 2009 o Globo Repórter (Rede Globo) mostrou as novas descobertas da ciência sobre as plantas que curam. O programa contou com o apoio da professora de fitoterapia Maria das Graças Brandão, da Universidade Federal de Minas Gerais, que depois participou de um chat com os internautas onde ensinou a preparar uma infusão, alertou sobre o uso adequado das ervas e citou plantas usadas contra diversos males. Aqui, destaco alguns trechos do chat.

  • Infusão

"Cientistas descobriram que o princípio ativo de grande parte das plantas utilizadas em chás hoje – como hortelã, capim-cidreira, camomila – é o óleo essencial, o cheiro que elas têm. Se você ferver, vai perder todo o princípio ativo. Se você cozinhar essas plantas durante muito tempo, o princípio ativo vai embora e você vai acabar extraindo substâncias que não são adequadas. As plantas com aroma devem ser abafadas ou feitas em infusão. Pegue a quantidade certa de planta, ferva a água separadamente, jogue em cima da planta, tampe e deixe esfriar. Depois, é só coar e beber. Essas plantas não podem ser cozidas."
  • Efeitos colaterais
"As pessoas têm que lembrar sempre que uma planta medicinal está cheia de substâncias químicas na casca, nas folhas, na raiz. Muitas vezes, as pessoas acham que plantas não têm substâncias químicas, só os remédios da farmácia. Mas as plantas também têm substâncias químicas. Quando fazemos um chá, tiramos aquela substância química da folha ou da raiz e tomamos. Se aquela substância for ruim ou não for adequada para o mal, vai ter efeito colateral. Um grande exemplo de planta medicinal que traz uma série de problemas é o confrei. O confrei é uma planta exótica, ou seja, não é nativa do Brasil. Na década de 70, foi muito usado porque as pessoas diziam que servia para curar tudo. Não existe planta que cure tudo. A planta deve ser como qualquer remédio que tem uma indicação terapêutica adequada. Então, na década de 70, as pessoas tomaram chá de confrei, comeram salada de confrei, acreditando que essa planta seria boa para várias doenças. E não foi. Pelo contrário, o confrei tem uma substância química que causa câncer no fígado. Então, é um grande exemplo de planta medicinal que não pode ser ingerida porque vai fazer mal. Além disso, tem a carambola, que se for usada indevidamente pode trazer problemas renais."
  • Pesquise antes de comprar
"Existe uma demanda imensa. Temos uma grande quantidade de plantas maravilhosas usadas como medicamentos que são comercializadas por raizeiros. Muitas espécies foram destruídas e não são mais encontradas. Na Universidade Federal de Minas Gerais, temos uma linha de controle de qualidade de fitoterápicos. Costumamos comprar esse material de feirantes e vendedores de raiz do Brasil inteiro. Não é problema do raizeiro ou dos comerciantes, é realmente difícil encontrar muitas plantas. Eu recomendo que as pessoas busquem informações adequadas antes de comprar. Procurem saber como a planta é – a folha, a raiz, a casca – para não comprarem errado. Eu costumo dizer que comprar planta medicinal é como ir à feira. Nós sabemos exatamente como é um tomate. Planta, não. As pessoas vão comprar e não sabem o que é. Antes de tudo, pesquise bem como é o material que você quer adquirir e procure saber se o comerciante tem. Procure orientação de um especialista, que pode indicar onde conseguir esse material."
  • Chá de caixinha não é fitoterápico
"Não. O chá de caixinha não é fitoterápico. As empresas que produzem chá de caixinha para as pessoas tomarem algo gostoso à noite. É algo mais relacionado à degustação e ao prazer proporcionado por beber um chá. O chá de caixinha não pode ser considerado fitoterápico porque o teor do princípio ativo ali presente é muito baixo. O princípio ativo de muitas plantas aromáticas é o óleo essencial, o cheiro que elas têm. Para fazer o chá de caixinha, eles secam a planta e moem. Nesse processo, na hora que fazem o pó, o princípio ativo que está no cheiro é perdido. No final das contas, o chá que está na prateleira do supermercado não tem a quantidade do princípio ativo adequada para surtir efeito farmacológico. Quando precisar de alguma planta para utilizar como remédio, é melhor procurar um farmacêutico."
  • Acne
"O uso externo do confrei é muito bacana. Essa planta tem um antiinflamatório e uma substância que fecha os poros. O confrei é uma planta que pode ser cozida. A pessoa pode pegar todo dia um pouquinho de folhas de confrei, ferver, deixar esfriar e passar com algodão na pele à noite, antes de dormir. É excelente para pele acneica. Não é bom guardar o chá, porque acaba fermentando e estragando. Além de ser antiinflamatório, é também adstringente. Não pode passar o confrei para ir à escola, tem que ser à noite. Se tiver algum problema alérgico, pare de usar imediatamente e procure um médico."
  • Aftas
"A sálvia é excelente. É uma planta europeia, cultivada em vários locais. Ela tem óleo essencial específico para os microorganismos que acometem a boca. Outra planta boa é a transagem, muito fácil de achar. O cozimento das duas plantas não é recomendado. É preciso fazer infusão: ferver a água separadamente, jogar em cima da planta, deixar esfriar a bochechar. As duas plantas são excelentes para afecções bucais."
  • Depressão
"Existem várias plantas muito usadas como antidepressivo. Uma delas é a erva-de-são-joão. É uma planta da Europa, não tem no Brasil. Medicamentos à base de erva-de-são-joão podem ser encontrados em farmácias, mas precisam de prescrição médica."
  • Hipertensão
"Pressão alta é um problema grave. Os fitoterápicos são mais indicados para problemas mais leves. São o primeiro recurso para doenças mais simples. A hipertensão é um problema mais complicado. Não tenho nenhuma planta para recomendar. Acho que a pessoa deve ter um acompanhamento médico para saber quais são os medicamentos ideais."

Labirintite

"Labirintite é um problema um pouco mais grave. Quem sofre desse mal deve consultar um médico. Existem plantas testadas cientificamente. Uma delas é o gincobiloba, usado no mundo inteiro. Essa planta ela tem vários efeitos nos capilares cerebrais e previne o Alzheimer. É uma planta importante, mas é da China. As pessoas têm que comprar na farmácia e precisam de prescrição médica."
  • Ressaca
"O pessoal que gosta de beber gosta muito de boldo. O boldo tem efeito sobre o fígado e o estômago, principalmente depois da ingestão de bebida alcoólica. O problema é que existem várias espécies de boldo. As pessoas atribuem o nome de boldo a qualquer planta amarga. O boldo verdadeiro, estudado cientificamente, é uma planta do Chile. O boldo não existe no Brasil, temos que comprar na farmácia. Essa planta é realmente ótima, tem uma substância benéfica para o fígado e para funções do estômago. Existem outros tipos de boldo, de espécies que também não são brasileiras. As pessoas dizem que são muito bons. Mas o problema é que o efeito dessas plantas não é totalmente comprovado cientificamente, e elas causam efeitos colaterais. Várias pessoas me falam que o uso desses boldos da horta causa, por exemplo, palpitação no coração. Então, é preciso tomar cuidado, porque uma planta pode ser muito boa para uma coisa, mas causar efeito prejudicial por outro lado. Eu recomendaria boldo-do-chile ao pessoal que gosta de um pinguinha."
  • Mais informações
"As universidades oferecem estudos sobre o assunto. O Rio de Janeiro tem um programa sobre plantas medicinais chamado Transplan. Felizmente, a fitoterapia hoje é de interesse geral. Há vários grupos que dão cursos tanto para leigos quanto para profissionais. Em Minas Gerais, existe o Dataplamt, um banco de dados e amostras de plantas aromáticas, medicinais e tópicas. Nosso objetivo é pegar uma informação popular ou muito técnica e traduzi-la e divulgar de forma que o público possa aproveitar o máximo de informações. As plantas são grandes medicamentos. Nós temos uma riqueza no Brasil que é invejada pelo mundo inteiro. As pessoas falam que os biopiratas roubam nossas plantas. Mas isso acontece porque nós não valorizamos. O próprio brasileiro é responsável pela destruição das florestas. Temos que proteger nossas plantas e incentivar os estudos científicos nessa área."

Os benefícios dos chás medicinais - Hoje Em Dia


Em março/2011 o Hoje Em Dia recebeu a farmacêutica Maria das Graças Lins Brandão, que ensinou as melhores formas de usar os chás medicinais. Apresentação: Natália Guimarães e Hélverte Moreira
Produção: Maísa Caldeira


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.