sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vinagres finos


A utilização do vinagre remonta à história antiga. Um antigo texto médico assírio recomendava o uso do vinagre para o tratamento dos males do ouvido. No ano de 400 AC, Hipócrates, considerado o pai da Medicina, utilizava o vinagre para tratar seus pacientes. Este anti-séptico natural foi uma das primeiras substâncias a serem usadas como medicamento. Nos tempos bíblicos, o vinagre era utilizado para cobrir e tratar ferimentos infeccionados.

O chamado "Vinagre dos Quatro Ladrões" está relacionado ao tempo da grande peste ocorrida na Europa. Dizem que em Toulouse, quatro ladrões pilharam os lares das vítimas da peste de 1628 a 1631, sem que fossem afetados pela doença. Depois de presos e condenados à morte, os juízes os fizeram confessar o segredo de suas imunidades à peste. Eles simplesmente molhavam as mãos e o rosto com um vinagre contendo absinto, arruda, alfazema, menta, alecrim, rainha-dos-prados e manjerona.

O vinagre evitou infecções graves e exatamente por isso, também evitou que muitos soldados morressem durante a guerra civil nos Estados Unidos. O vinagre era regularmente utilizado para desinfeccionar os ferimentos.

Os vinagres da empresa Olive Oil, importados pela Latinex Internatinal. A linha é composta por vinagres de champagne e de vinho, envelhecida em barris de carvalho, e promete trazer ainda mais requinte e sabor às cozinhas de gourmets brasileiros. O custo médio de cada garrafa é de R$ 38. São os chamados vinagres gourmet, preparados a partir de frutas, de champanhe ou de vinhos como cabernet e pinot noir, entre outros. O gourmet é feito a partir de ingredientes mais nobres, com uma produção cuidadosa. Isso interfere no preço final, fazendo com que ele seja mais caro".



Alguns tipos de vinagre gourmet:
  • Vinagre de champanhe: Combina com peixes e frutos do mar.
  • Vinagre de estragão: Vai bem com carnes de sabor mais forte e peixes em geral.
  • Vinagre de sidra de maçã: Adequado para temperar pratos frios, como salada de pato e carpaccio. Também combina com molhos frios agridoces, mas não é recomendado para temperos ou molhos quentes.
  • Vinagre balsâmico de Módena: Produzido na Itália, é ideal para reavivar o sabor de carnes, em especial as de vaca e de pato. Também funciona como tempero de peixes defumados, tipo truta e salmão.
  • Vinagre de framboesa: Indicado tanto para temperar carnes e condimentar saladas de batata como para dar um toque diferente a uma salada de frutas.
  • Vinagre balsâmico branco: De paladar doce e suave, combina com saladas e serve para realçar o sabor de carnes e pescados defumados. Também pode ser usado em sobremesas.
  • Vinagre de vinho ao alho: Bom para temperar saladas, carne de cordeiro e de porco
Os aromas estão mais que na moda por toda Europa. Os vinagres aromáticos, são incríveis não havendo limites para suas combinações possíveis, podendo ser feitos de forma informal em casa.

Existem ervas que são fantásticas para estas aromatizações, podendo citar em destaque: tomilho, limão, alecrim, louro, cravinho da Índia e até mesmo o mel.

Se você prefere aromas frutados, também se faz possível esta mistura, procurando usar fruta congelada ou fresca, mas nunca em conserva com calda.

Aqui vai uma sugestão:

Vinagre com especiarias
4,5 litros de vinagre de vinho de boa qualidade
1 noz-moscada
1 pequeno pedaço de gengibre fresco, pelado
1/2 colher (chá) de cravo-da-índia inteiros
10 gramas de semente de mostarda
60 gramas de sal
01 colher (sopa) de pimenta-preta em grão
casca de 1/2 laranja
06 chalotas partidas em quartos
Preparação:
Num recipiente de vidro com tampa, misture bem todos os ingredientes. Tape hermeticamente e deixe macerar em lugar quente, ou ao sol, durante 3-4 semanas. Escorra para uma tigela, esprema para extrair o sabor. Encha garrafas limpas e tampe. Guarde num lugar fresco e escuro. Após uma semana comece a utilizar. Você vai saborear um vinagre incrível.

Vinagre e seus benefícios


O vinagre tem baixo valor calórico, substâncias antioxidantes em sua composição, além de ser um coadjuvante contra a hipertensão.

Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético.É um produto conhecido há muito tempo, pois se trata de um condimento muito aproveitado devido às suas propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação.

Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenção de possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

Atualmente, existem diversos estudos sobre suas possíveis ações benéficas no organismo. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão - o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.

Conheça alguns tipos de vinagre:

Vinagre agrin - o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.

Vinagre de vinho - quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.

Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico - é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.

Vinagre de maçã - obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre orgânico - produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.

Os benefícios

Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.

Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.

Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.

Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.

Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade.

Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.

FONTE

bebel enout gastronomia

http://cyberdiet.terra.com.br/vinagre-2-1-1-121.html
Por: Roberta dos Santos Silva - Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.