sábado, 25 de fevereiro de 2012

Benefícios da Erva Mate


O Globo Repórter que foi exibido no dia 24 de fevereiro de 2012 investigou o poder medicinal das plantas nativas do Brasil. Uma das plantas que foi analisada é a erva mate, encontrada nas matas subtropicais da América do Sul. De acordo com o que foi apresentado no programa, o chá de erva mate ajuda a perder peso, bem como reduz os níveis de colesterol e taxa de açúcar do sangue.

Propriedades da Erva Mate

Entre as propriedades da erva mate, destacam-se as substâncias encontradas nessa planta. A erva possui quantidades consideráveis de vitamina C, D e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, manganês, potássio, fósforo e ferro.

A erva mate ainda contém taninos, responsáveis por combater os radicais livres do organismo. Ela também possui cafeína, que atua como excitante, e saponina, que melhora a libido.

Poderes curativos da Erva Mate

Os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, investigou a atuação da erva mate em nosso organismo. A pesquisa contou com 200 pessoas, que consumiram o chá de mate após as principais refeições. Os resultados mostraram que a bebida ajuda a reduzir, e muito, os níveis de colesterol no sangue.

Os voluntários que já tomavam remédio para o colesterol tiveram um resultado ainda maior. Nesses casos, o chá potencializou os efeitos da medicação.

A pesquisa também constatou que o chá mate também reduz as taxas de açúcar no sangue. Assim, a bebida colabora para reduzir os sintomas do diabetes e outros problemas relacionados à doença. Alguns voluntários também perceberam que após algum tempo de consumo do chá haviam perdido peso. A explicação para o emagrecimento está na redução dos níveis de açúcar e gordura.

A erva mate dificulta a absorção dessas substâncias pelo organismo, durante o processo digestivo. Por isso, além de melhorar o colesterol alto e o diabetes, a erva também é interessante para quem precisa emagrecer.

Como Tomar o Chá

A bebida investigada pelos pesquisadores da UFSC foi preparada com a erva mate tostada acrescida de água quente. O chá foi deixado em infusão por alguns minutos e consumido durante o dia após as refeições principais. Segundo os voluntários, o gosto da bebida é amargo, mas é possível se adaptar.

O grupo de pesquisadores investe na fabricação de cápsulas compostas com a erva mate, que poderão ser tomadas por qualquer pessoa. Em alguns anos, essas cápsulas deverão estar disponíveis no mercado e a erva mate considerada como um fitoterápico.

Erva Mate: fonte de Beleza, Saúde e Juventude

A erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma árvore que pode atingir 12 metros de altura originária da região subtropical da América do Sul. É encontrada no sul do Brasil, Mato Grosso do Sul (centro-oeste do Brasil), norte da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Chá Mate: Como tudo começou

O hábito de beber o chá da Erva Mate tem origem nos indígenas das nações Guarani e Quíchua, que tinham o hábito de beber infusões com suas folhas.


A origem da palavra mate deriva do quíchua matty, nome dado para a Cuia, o recipiente onde o chá mate era bebido por estes povos. Jesuítas que estabeleceram missões na região sul tentaram, inicialmente, proibir o consumo da erva mate, por acreditarem ser excessivamente estimulante e diurética pois os índios que haviam consumido grandes quantidades de mate saiam no meio da missa para urinar fora da igreja, para constrangimento dos sacerdotes.

O chá nº1 do Brasil

Com o passar do tempo, o hábito de tomar chá da Erva Mate popularizou-se principalmente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, sendo também consumido na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e em algumas localidades do Chile e do Peru.

Hoje o Mate pode ser considerado o nosso chá oficial: consumido como chá quente ou chá mate gelado no verão, comum nas praias do litoral brasileiro.

CHÁ MATE GELADO COM LIMÃO



1 saquinho de chá-mate sabor natural
1/3 de limão
Água quase fervendo para preparar o chá
Gelo
Adoçante ou açúcar

Modo de preparo: faça o chá conforme a indicação da embalagem. Acrescente o suco do limão, gelo e adoce a gosto. Misture bem e beba imediatamente.

Dica: você pode fazer uma jarra de chá e deixar até 24h na geladeira (mais que isso ele perde as suas propriedades), quando for beber só acrescente o limão.

Outra forma de consumo importante é como chimarrão no sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina – onde fica o município de Canoinhas, considerado a capital mundial da Erva Mate – e Paraná, além do Uruguai e da Argentina. O Mate também é consumido como o tereré (comum em alguns estados brasileiros e no Paraguai).

As casas especializadas na bebida, oferecem versões misturadas com frutas e outros sabores. A explicação é simples: saboroso, o líquido substitui o café de manhã, pode ser tomado no lanche da tarde e cai bem quente ou frio.

DaDo Bier Ilex
Se você acha que já viu tudo sobre o mate, talvez não saiba que em 2008, explorando o sabor peculiar da Erva Mate, a cervejaria DaDo Bier se inspirou nas tradições gaúchas para criar a DaDo Bier Ilex, a primeira cerveja produzida com erva-mate do Brasil junto com ingredientes como lúpulo, água mineral e um blend de maltes importados.

Além de tudo o diferencial está também no modo de servir a chimarreja... um copo no formato de cuia!

A DaDo Bier Ilex é a primeira cerveja do Brasil produzida com erva mate. Elaborada com Ilex paraguariensis (erva mate), lúpulo e um blend de maltes importados cuidadosamente selecionados. Uma cerveja única de coloração levemente esverdeada, baixa fermentação e alto teor alcoólico (7% vol).

As cervejas DaDo Bier começaram sua produção em 1995 na Microcervejaria montada em meio ao restaurante e espaços de entretenimento, a cerveja tinha sua produção artesanal e era consumida direto pelos clientes.

Em 2004 foi inaugurada a Fábrica de Cervejas DaDo Bier, com uma capacidade ampliada e o engarrafamento das cervejas.

No ano de 2009, a fábrica teve uma grande ampliação e foi transferida para cidade de Santa Maria, onde conta hoje com uma capacidade de produção de 1.000.000 litros de cerveja ao mês. A fabricação da cerveja Lager é feita em grande escala e as características da Microcervejaria continuam mantidas para produção das cervejas especiais.

Antioxidantes: fontes de Beleza & Juventude

Não é novidade que os antioxidantes previnem o envelhecimento e doenças como o câncer ao sequestrar radicais livres, os grandes vilões do envelhecimento. O que pouca gente sabe é que a erva mate é um das plantas nacionais mais ricas em antioxidantes. Ou seja, apesar de pouco explorado, o Mate é uma fonte de beleza e saúde poderosa. Para desfrutar dos benefícios rejuvenescedores do Mate, existem opções diversas de bebidas já apresentadas acima.

Quando o assunto é beleza, é possivel encontrar Extrato de Mate em Cosméticos Naturais do mercado, que atuam na prevenção do envelhecimento da pele através da ação dos seus polifenóis naturais.

Além de ser rico em antioxidantes, o Extrato da Erva Mate contém cafeína, estimulante natural que ativa a circulação do sangue e diminui a retenção de líquidos, atuando na queima das gordurinhas indesejadas e na prevenção das celulites ao quebrar as moleculas de gordura, conforme reportagem do Jornal Hoje:


Pesquisadores do Paraná divulgaram resultado de pesquisa que comprova a ação anti celulite do Chá Mate, devido a composição química da Erva Mate, que é rica em cafeína, polifenóis e outros antioxidantes naturais que atuam no combate aos radicais livres. Estudos anteriores com a Erva Mate detectaram a presença de muitas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D, e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio.

O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral).

A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.

Assim, os pesquisadores concluíram que o mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida, e que a erva-mate é uma planta indiscutivelmente especial, já que é muito difícil encontrar em qualquer lugar do mundo outra planta que se iguale ao seu valor nutricional.

Características:

  • Digestiva
  • É um moderado diurético
  • Estimulante das atividades físicas e mentais
  • Auxiliar na regeneração celular
  • Elimina a fadiga
  • Contém vitaminas - A, B1, B2, C e E
  • É rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês
  • É um estimulante natural que não tem contra-indicações
  • É vaso-dilatador, atua sobre a circulação acelerando o ritmo cardíaco
  • Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante
  • Por ser estimulante possui também poderes afrodisíacos, graças a vitamina “E” presente na erva-mate
  • É rica em flavonóides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate
  • Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao Cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate
  • Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo)
  • É rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino
  • Auxiliar em dietas de emagrecimento
  • Atua beneficamente sobre os nervos e músculos
  • Regulador das funções cardíacas e respiratórias
  • Combate os radicais livres
  • Auxilia na digestão e produz efeitos anti-reumático, diurético, estimulante e laxante.
  • Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural.
  • Contém saponina, que é um dos compentes da testosterona, razão pela qual melhora a libido.
É considerado um “alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários para sustentar a vida. Segundo o Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris, não existe no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional

Dicas para reduzir celulite

A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.

O termo celulite também se refere a infecção bacteriana do subcutâneo, que é caracterizado por uma área eritematosa de bordos mal definidos, dolorosa, levemente edemaciada. O tratamento para celulite é farmacológico (com penicilinas penicilinases-resistentes).

A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdómen, nuca, e braços. Outros nomes: Hidrolipodistrofia Ginóide e Lipodistrofia Edemato (Fibroesclerótica).

Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam prevení-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e evitando alimentos enlatados, que contém muitos conservantes, sódio (presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês). A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumido com moderação.

Prefira iogurtes e queijos que possuam teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e conseqüentemente o aumento de peso, extremamente relacionado com a potencializarão da celulite. Associado a uma dieta equilibrada deve-se praticar exercícios regularmente.

Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.

Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento para celulite. Além disso, engana o estômago dando a sensação de saciedade.

Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.

Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lento. Isto implica em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais.

Combate à celulite com Chá Mate

Fitoquímica e Farmacologia - Os compostos da Erva Mate, como ácidos fenólicos, cafeína, saponinas, vitaminas (como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D), e sais minerais ( cálcio, manganês e potássio), têm sido motivo de muitos estudos.

A ação farmacológica do mate é comprovada na prevenção de problemas como arterosclerose, além de melhorar a concentração e fortalecer o sistema imunológico.

O Mate também auxilia na digestão e produz efeitos anti-reumático, diurético, estimulante e laxante. Por inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), o mate atua na prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres.

A Erva Mate não é indicada para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural.

Uma curiosidade é que a presença de saponina, que é um dos compentes da testosterona, é a razão pela qual o consumo de Mate melhora a libido.

Sustentabilidade: Coleta Responsável

A erva mate é colhida de dois em dois anos quando os ramos atingem 1,5 m de comprimento. A primeira poda é feita quando a árvore tem dois anos de idade.

Inicialmente as plantas nativas só se reproduziam naturalmente, por meio de pássaros da região que se alimentam do seu pequeno fruto e dispersam as sementes.

Hoje existem viveiros que produzem mudas de Mate selecionadas, cujo plantio é feito com técnicas especiais que garantem a qualidade do produto e a preservação da espécie.

FONTE

Receita Natural

Revista Rural – nº 103 – setembro 2006

http://blog.multivegetal.com/erva-mate-fonte-de-beleza-saude-e-juventude

Wikipedia – Erva Mate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.