quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jaca


Fruta de origem Asiática de grande porte que pesa em média 9 kg e podendo chegar a 15 kg, tem sua árvore de porte ereto, elevado, copa densa e irregular (que atinge 20 a 25 metros).

A fruta ovalada tem a casca grosa, áspera e amarelada, quando madura. Têm no seu interior vários gomos que contém um caroço coberto por polpa cremosa e aromática. As variedades mais cultivadas da jaqueira são: jaca-dura (com frutos grandes de até 40 kg, e bagos de consistência rígida); jaca-mole (frutos menores, bagas doces com consistência mole) e jaca-manteiga (com bagos adocicados e de consistência intermediária). São bastante comuns no Rio de Janeiro.

É rica em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A e B1. Por possuir um alto teor de cálcio essa fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes. A polpa consumida in natura possui boas quantidades de proteína e vitaminas, processadas compõem doces, compotas, polpas congeladas, refrescos e licor.

As sementes são ricas em amido, podem ser consumidas assadas e moídas, e produzem farinha utilizada em doces e biscoitos. Segundo a crença popular pode ser usada para combater a retenção de líquidos, febre e excesso de ácido úrico.

As frutas trazem muitos benefícios a nossa saúde, muitas pessoas nem se quer reconhecem o valor dos alimentos que consumem diariamente.

A Jaca é um grande exemplo disso, por olhá-la ninguém dá nada por ela, no entanto quando se observa os seus benefícios seu consumo torna-se praticamente automático. Vejamos alguns deles.

Dentre os nutrientes encontrados na jaca, estão às fibras, que ajudam a promover um bom funcionamento do nosso intestino. Além disso, ela também oferece componentes que combatem a queda de cabelo e problemas de pele como é o caso das Vitaminas do complexo B.

A jaca pode ser consumida de diversas maneiras, através de sucos batidos ao leite, doces, como mousses, tortas, e também por meio de pratos salgados. Basta escolher aquele de sua preferência.

A jaca pode ser encontrada em diversas estações do ano, no entanto ela se encontra em melhor estado em sua própria estação.

O poder cicatrizante da Jaca

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto desenvolveram uma pomada que evita a necrose de tecidos e diminui significativamente o tempo de recuperação para casos de queimaduras na pele. O agente ativo do medicamento é a lectina KM+, uma proteína presente na semente de jaca.

Quando ocorre uma queimadura de pele, o tecido é lesado, algumas células são destruídas, vasos sanguíneos sofrem obstrução e o quadro pode evoluir para uma necrose (morte do tecido). "A ação benéfica de KM+ sobre a lesão é drástica. Ela se faz logo nas primeiras horas após o ferimento, evita a necrose do tecido e proporciona uma regeneração muito mais rápida do que a dos ferimentos não tratados", afirma Maria Cristina.

O mecanismo que resulta nesta evolução ainda está sendo estudado, mas sabe-se que o KM+ estimula a proliferação celular e a produção de colágeno, fatores fundamentais para a recuperação do tecido, segundo a pesquisadora. Além disso, ela conta que estão em andamento estudos para a aplicação da substância em cicatrizes cirúrgicas e outros tipos de lesões, por conta do papel regenerativo da proteína.

Fonte: Agência USP de Notícias. Boletim nº 1375

DICA

Se o uso tópico da pomada feita a base da semente de Jaca exerce esses poderes de regeração rápida do tecido, certamente seu consumo proporciona benefícios significativos ao Aparelho Digestivo e à Saúde. Aposte na Jaca!

FONTE

http://www.saudeesportiva.com.br/jaca.php

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.