segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quinoa


Originária dos Andes, onde é muito consumida, a quinua (também chamada de quinoa), vem sendo estudada em nosso país desde os anos noventa e já ganhou o aval entusiasmado de pesquisadores e nutricionistas, que a estão considerando um dos alimentos mais completos!

Existem muitas pessoas que ainda não ouviram falar na quinua, mas ela tem aparecido com maior frequência nos restaurantes e também à venda em lojas de produtos naturais. É considerada como um pseudo-cereal do ponto de vista botânico, apesar da semelhança aos cereais. Ela possui substâncias que melhoram o transporte de oxigênio pelas células do sangue, possui também uma substância que a recobre, chamada saponina, que, juntamente com as fibras que possui, podem reduzir os níveis de colesterol produzidos pelo fígado.

Propriedades e benefícios

A qualidade de proteínas que esse alimento possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela junção de vários tipos proteicos que oferecem tudo o que o organismo necessita. Outras propriedades importantes vem sendo descobertas enquanto avançam as pesquisas, como a dupla lisina e metionina, que são encontradas no arroz com feijão e consideradas uma combinação nutricional perfeita. Sendo a lisina especial ao desenvolvimento intelectual e motor de crianças.

Ela é rica em zinco, cálcio e ferro, a concentração deste, garante aos pesquisadores que o consumo da quinoa seria responsável pelo fim da anemia. Seus fitoestrógenos também mantém a osteoporose afastada das mulheres após a menopausa, já que cumprem o papel do hormônio feminino.

Outra característica especial desse grão é que não possui glúten, como outros cereais, o que possibilita a ingestão por celíacos (pessoas com alergia ao glúten). Pessoas que praticam esportes ou exercícios físicos, são grandes beneficiados, já que a quinua recupera as fibras musculares e possui pouca gordura e colesterol e é de fácil digestão.

Como pode ser consumida a quinoa?

Não existe um consenso a respeito da melhor maneira de consumir a quinua, a princípio o grão reteria melhor as propriedades do que seus derivados, como a farinha, sendo possível cozê-lo em pouca quantidade de água ou ainda assá-lo no forno.

A quinua não tem ainda um preço muito acessível a todas as pessoas. Existem projetos para a produção de uma quinoa melhorada, já que, segundo pesquisadores, no Brasil temos condições de produzi-la, em larga escala, tão boa ou melhor do que a andina. Por enquanto, as áreas de plantações espalham-se pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, por isso, a maior parte dos grãos comercializados é importada da Bolívia.

Ela é excelente para toda e qualquer pessoa, apesar de os estudos ainda não estarem concluídos, percebe-se que ainda há mais benefícios da quinoa a serem descobertos!

FONTE

http://www.remedio-caseiro.com/quinoa-uma-semente-cheia-de-beneficios-para-nossa-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.