sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Farinha de Berinjela




Você sabia que a farinha de berinjela ajuda a emagrecer? Um estudo recente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que mulheres que consumiram esse alimento tiveram redução na gordura abdominal. A explicação é simples. “A farinha apresentou bons resultados em função de sua maior concentração de fibras”, afirma a nutricionista Glorimar Rosa, coordenadora da pesquisa em entrevista à revista SAÚDE!

A farinha de berinjela possui 40% de fibras em sua composição. Elas geram saciedade, diminuindo a fome e evitando a compulsão alimentar. Também ajudam a diminuir os índices de colesterol, triglicérides e de ácido úrico no sangue (que causa inflamações, como a gota).

O produto, no entanto, peca por conter menos vitaminas e pela maior concentração de sódio comparada ao legume in natura. Mas isso não é um grande problema. Essa quantidade ainda é bem mais baixa do que a oferecida em qualquer pacote de salgadinho. Assim ela está liberada para hipertensos.

A única ressalva é que, após a ingestão da farinha, há o aumento dos radicais livres no organismo – aquelas substâncias que destroem as células do corpo e aceleram o envelhecimento. Por esse motivo, os especialistas recomendam consumir, logo depois, uma fruta cítrica, rica em vitamina C (como laranja, limão, acerola, kiwi). Esse nutriente neutraliza o efeito destrutivo dessas moléculas oxidantes. Assim, evita o problema.

Quer aprender a fazer a farinha em casa? A nutricionista Mauara Scorsatto, coautora da pesquisa, ensina a receita na revista WOMEN´S HEALTH. “Primeiro, lave bem a berinjela, pique em pedaços pequenos e coloque em um tabuleiro. Depois asse por aproximadamente 2 horas. Espere esfriar e bata no liquidificador ou processador”. Pronto! Agora é só consumir.


A  Farinha de Berinjela além de ser pobre em calorias, favorece a queima da gordura corporal, principalmente na área abdominal. Com a diminuição da gordura visceral, diminui-se o risco de diabete tipo 2. Outras vantagens como as listadas abaixo.

  • Funciona para emagrecer, a niacina, vitamina presente na berinjela, atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos.
  • Reduz os níveis de colesterol LDL, suas fibras impedem que a gordura seja absorvida pela organismo.
  • Melhora o trânsito intestinal, as fibras promovem o aumento do bolo fecal e regulam o intestino.
  • Diminui a fome, as fibras solúveis absorvem água e no estômago aumentam de tamanho dando sensação de saciedade.
  • Tem ação diurética, rica em vitaminas do complexo B, favorece o bom funcionamento dos rins.
  • Assim como o limão o uso da farinha de berinjela também auxilia no tratamento de artrite e reumatismo, ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.

DICA: Receita de Berinjela ao Vinho http://www.youtube.com/watch?v=deGpW3Czm6k

FONTE

mdemulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.