quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Ovo


Há muito tempo foi confirmada a eficácia e grande importância do ovo na alimentação das pessoas. Além do baixo valor comercial, fácil preparação e digestão não foi difícil incorporar e tornar habitual o consumo deste alimento por pessoas de todas as idades e níveis sociais. O ovo contém vários nutrientes importantes ao organismo.

Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um alimento de proteína padrão e de alto valor biológico, sua composição também é fonte de: Vitaminas lipossolúveis: A,D, E e K; Vitaminas do Complexo B incluindo a B12; Minerais: ferro, fósforo, manganês, potássio e sódio.

Mesmo que ingerido inteiro, o ovo apresenta uma quantidade calórica baixa, cerca de 76 kcal e 7g de proteína, sendo 4g na clara e 3g na gema. Hoje, com o avanço da tecnologia e praticidade já existe o ovo desidratado, utilizado em indústrias.

A gordura da gema dos ovos é insaturada, apresentando efeitos protetores com relação à arteriosclerose. Por outro lado, na gema existe o colesterol. O consumo de ovos, às vezes, é criticado com o argumento de que o colesterol presente na gema pode ser prejudicial à saúde, estimulando a arteriosclerose.

Alguns aspectos devem ser esclarecidos. A quantidade de colesterol no sangue acima de 220 mg está estatisticamente relacionadas com a maior incidência de arteriosclerose. O colesterol, no entanto, tem funções tão importantes, que o organismo possui um complexo sistema de síntese desta substância.

Entre a funções do colesterol está a síntese de testosterona, o hormônio anabolizante natural do organismo, que é estimulado pelos exercícios, principalmente os feitos com pesos. Quando aumenta a ingestão de colesterol na alimentação, o organismo diminui a síntese, regulando as quantidades no sangue.

Pessoas com uma predisposição genética para desencadear arteriosclerose têm uma elevação do nível de colesterol no sangue mesmo sem o consumo de ovos na alimentação. Nestes casos, o ideal é o consumo isolado da clara sempre cozidas, para que possa eliminar riscos de salmonela e microorganismos que contaminam os ovos provocando perturbações intestinais.

Cercado de mitos e dúvidas, o ovo é visto como um vilão. Pois isso está para cair por terra hoje mesmo. Ele é uma fonte de proteína e outros 13 nutrientes essenciais. Seus benefícios são inúmeros – o necessário, como em todo alimento, é comer com moderação.


Nutrientes
Ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio… A lista é enorme. A presença especial está na colina, que faz parte das vitaminas do complexo B. “Ela atua na redução da absorção do colesterol ruim e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular”, explica a nutricionista Rúbia Gomes Maciel, da Natue.

A sua gordura saturada, apontada como alta, não é nada além do “normal”. “Apenas 37,4% das gorduras do ovo são consideradas ruins. Outros 46% são das monoinsaturadas, que estão presentes, por exemplo, no azeite de oliva, além de ter a poli-insaturada, como o ômega 3 e 6”, aponta a nutricionista Daísa Pinhal, da Oba Hortifruti, em São Paulo.

Engorda ou emagrece?
O ovo, em média, tem 77 kcal em sua forma cozida na água. Já o frito em óleo, tem o seu valor calórico em 128 kcal e a sua gordura aumenta em 40%. Assim, dá para ver que ele não é um tremendo vilão – o ideal é sempre preferi-lo na forma cozida. “Na verdade, pela sua alta porcentagem de gorduras monoinsaturadas, ele pode até ajudar a emagrecer. Isso porque elas ajudam a queimar as insaturadas, que são difíceis de eliminar”, acrescenta Daísa. Mas, também por esse motivo de ter muita gordura, fique atenta à quantidade. “Caso a mulher tenha uma dieta balanceada, ela pode comer um ovo cozido por dia”, completa Daísa.

Ideal para a corredora
Por ser uma ótima fonte de proteína, o ovo é item indispensável para quem busca a definição. “Além disso, ela ajuda no bom funcionamento do cérebro e na saúde dos olhos”, lembra Rúbia. A proteína está na forma de albumina – presente, basicamente, na clara. “Por exemplo, quem faz esporte pode consumir duas claras de ovo cozidas após o treino para ajudar na recuperação muscular”, indica Daísa.


Clara x gema
Na clara é encontrada a, já citada, albumina. "Quase metade das proteínas do ovo estão na clara”, diz Daísa. Também, nela não há nenhuma quantidade de gordura – ela é uma fonte de proteína pura.

Já a gema, além da proteína, contém o ômega 3, colina, ácido fólico e minerais. “Todos eles são muito importantes para um correto funcionamento do organismo”, alerta Rúbia.

Ficou com vontade? Confira uma receita super light, deliciosa e nutritiva receita criada pelo chef Thiago Koch, do restaurante Beato, em São Paulo. Ideal para a corredora!

Omelete de Cogumelos com Abobrinha
Ingredientes 
1 ovo 
2 claras 
4 cogumelos paris laminados 
Abobrinha e tomate a gosto 
1 colheres de sopa de creme de leite 
sal e pimenta a gosto 
Modo de preparo: Junte todos os ingredientes em uma vasilha. Não bata, apenas misture. Coloque uma frigideira anti-aderente para aquecer, com meia colher de sopa de azeite. Abaixe o fogo. Despeje os ovos na frigideira e com o auxilio de um garfo, misture em movimentos circulares. quando estiver quase pronto, coloque no centro a fatia de queijo brie e dobre ao meio o omelete. Feche bem e bom apetite.

Omelete Para Emagrecer
Existem muitas dietas que as mulheres escolhem fazer no dia a dia para emagrecer, e muitas vezes elas se arriscam bastante fazendo aquelas dietas perigosas e que ficam dias sem comer direito. De certa forma essas são dietas erradas, pois elas podem até ajudar a emagrecer, mas as mesmas de certa forma fazem as mulheres não terem o corpo saudável e prejudicar a sua saúde. O omelete é um dos alimentos que podem ser inseridos nas refeições do dia a dia e que transforma as mulheres de maneira especial, pois ele é saudável e ajuda as meninas emagrecerem, o que de fato é tudo o que elas querem.

Os ovos são um dos alimentos que mais são recomendados pelos especialistas quando o assunto é emagrecer, pois ele é rico em benefícios ao corpo de forma a nutrir e ajudar as beldades femininas a emagrecerem.

O ovo é um alimento que causa saciedade além de ser muito rico em substâncias que fazem as meninas perderem peso de forma rápida, ele possui muitas proteínas e faz as mulheres terem belos resultados na academia e com os seus exercícios constantes.

A omelete é uma receita para todas as horas do dia e por conta disso as meninas podem consumir desde o café da manhã até o jantar, pois ele é super saudável.

Ele traz muitos benefícios ao corpo se consumido todos os dias, pois ele causa resultados de qualidade. Ele não possui muitas calorias, na verdade ajuda na eliminação das mesmas de forma intensa e especial. Essa receita diária faz as meninas combaterem as células do envelhecimento e elas mantem o corpo sempre saudável, além de deixar o seu intestino funcionando muito bem.

Omelete de Biomassa

Ingredientes 
3 ovos 
Sal a gosto 
Alho picado 
Cebolinha picada 
Metade de um pimentão vermelho picado 
Metade de uma abobrinha picada 
1 colher de chia 
1 colher de biomassa de banana verde 
Pitada de pimenta do reino 
Modo de preparo: Bata os ovos em um prato com o garfo e mexa bem e, logo em seguida coloque todos os ingredientes pedidos e deixe a cebolinha para depois, unte em uma forma ou travessa com azeite e coloque a omelete no forno em uma temperatura de 180°C, por cerca de 20 minutos e coloque a cebolinha por cima. Agora basta servir. 

Essa é apenas uma simples receita, mas as mulheres podem acrescentar e mudar os ingredientes para outros também saudáveis, assim elas podem comer omelete todos os dias, porém com sabores variados e que as deixem satisfeitas e saciadas.

Na parte da manhã pode ser consumido o omelete, coloque sempre alimentos saudáveis e leves e, no almoço e janta a mesma coisa. Não é necessário comer omelete em todas as refeições, basta comer apenas uma vez por dia.

Omelete Proteica Doce

Ingredientes 
2 claras
Canela 
1 banana (qualquer fruta) 
Mel 
20g de whey protein (qualquer sabor) 
30g de aveia 
2 colheres de sopa de leite desnatado 
Óleo de coco 

Modo de Preparo
Para poder preparar essa receita doce é preciso que misture as claras em um prato com o garfo, depois coloque o whey protein, o leite e a aveia. Logo após, pegue a frigideira e coloque o óleo de coco para poder untar a mesma e colocar a mistura realizada. Retire o excesso do óleo com papel toalha e logo depois coloque a mistura na frigideira e espere que fique douradinha ou de seu gosto, depois vire a omelete e deixe até que a mesma doure um pouquinho. Retire da panela e coloque em um prato para rechear com a banana ou a fruta de seu agrado, depois coloque mel e canela para realçar ainda mais o sabor.

Omelete de Arroz Integral
Ingredientes 
1 gema de ovo 
2 claras de ovos 
Meia cebola roxa picada em pedaços 
1 colher de óleo canola ou azeite 
Pitadas de sal 
Meia xícara de arroz integral cozido 
Salsinha e cebolinha além de temperos á gosto 
Modo de Preparo 
Para preparar basta cozinhar o arroz, depois de pronto retire a medida pedida acima e guarde. Coloque o óleo em uma frigideira e em seguida acrescente a cebola para refogar, e logo depois, coloque os ovos batidos já com os ingredientes pedidos, misture tudo e espere formar a omelete, vire do outro lado e quando estiver pronto, basta servir.

Sanduíche de Omelete Para a Dieta
Ingredientes 
1 colher de requeijão light 
4 fatias de peito de peru 
Sal a gosto 
2 ovos 
1 colher de leite desnatado 
1 colher de manjericão picado 

Modo de Preparo
Para preparara o sanduíche de omelete é preciso bater os ovos com o leite pedido e junte o manjericão e o sal, coloque em uma frigideira para aquecer e preparar a massa. Deixe que os dois lados possam ficar dourados e crocantes. Depois de pronta, corte no meio a sua omelete e em seguida passe a rechear a mesma com o peito de peru, requeijão e se preferir uma pitada de orégano. Pronto, basta consumir!


Como Consumir
Para que as pessoas possam consumir essa omelete em uma dieta saudável e que influencie no emagrecimento, deve primeiramente ter uma reeducação alimentar, com apenas alimentos saudáveis todos os dias e, então essa nova receita de omelete acima, pode ser inserida no seu café da manhã e nos lanhes da tarde, para levar mais energia ao seu corpo e oferecer bem estar. As pessoas que fazem atividades físicas podem apostar nessa bela receitinha, pois a mesma é eficiente e traz mais disposição a todos. Acompanhe esse belo prato com chás ou sucos funcionais, pois ambos ajudam a manter a boa forma.

Faça sempre essa massa com ingredientes light, pois desse modo você manterá a sua dieta e não consumirá calorias excessivas, essa é uma omelete especialmente para quem faz dietas e ela pode ser inserida nas refeições normalmente e todos os dias.

Aposte nos legumes e varie os recheios de sua omelete, coloque tomate, salsinha, espinafre e outros mais.

FONTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.