sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Testosterona



o que é testosterona

A testosterona é um hormônio esteroide, ou seja, formado a partir do colesterol, considerado o principal hormônio masculino, apesar de também ser encontrado em menor quantidade nas mulheres. Nos homens, a testosterona é produzida nos testículos e tem o seu pico na adolescência, quando ocorre o desenvolvimento dos músculos, mudanças na voz, crescimento de pelos e barbas.

É importante manter os níveis adequados de testosterona devido ao seu papel no desempenho sexual e crescimento muscular. Esse hormônio está relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares, diabete e controle do estado mental. Estima-se que pessoas com baixa testosterona têm mais chances de desenvolver diabete tipo 2, além disso, dificuldade de concentração e até mesmo depressão podem estar relacionadas aos níveis desse hormônio.


Está com a testosterona baixa e quer saber como aumentar níveis de testosterona? Confira abaixo!

efeitos da testosterona

A testosterona possui ação anabólica, ou seja, está relacionada ao crescimento dos ossos e músculos. Também possui função androgênica, responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas, como produção de espermatozoides, crescimento de barba e pelos do corpo e órgãos sexuais.

Confira outras ações desse hormônio no organismo:
  • Testosterona x massa muscular: a testosterona auxilia na hipertrofia muscular, ou seja, aumento da massa magra, pois contribui para o processo de produção de proteínas importantes para a formação dos músculos.
  • Emagrecimento: esse hormônio estimula o metabolismo corporal, promovendo a queima de gordura.
  • Melhora o desempenho esportivo.
  • Manutenção da massa óssea.
como aumentar a testosterona naturalmente

Não existe testosterona natural, apenas os remédios prescritos, mas alguns suplementos esportivos podem estimular sua produção, promovendo ganho de massa magra e melhora da performance esportiva.

suplementos para aumentar testosterona

Em geral, os suplementos que colaboram para aumentar a testosterona são compostos por minerais como zinco e magnésio, porém, podem conter também outros nutrientes, como vitamina B6 e aminoácidos.

Supostamente, a planta tribulus terrestris pode aumentar a concentração de testosterona por elevar a concentração de LH (hormônio luteinizante), que estimula a secreção de testosterona, por isso é muito procurado para essa finalidade. No entanto, ainda não existem evidências científicas que comprovam essa suposição. Por isso, antes de consumir o tribulus terrestris, consulte o seu médico.

alimentos que aumentam a testosterona

Não existe um alimento para aumentar a testosterona especificamente, mas alguns nutrientes colaboram para a produção ou elevação deste hormônio. Assim, consuma alimentos fonte de:
  • Zinco: ostras, carnes, gérmen de trigo, cereais integrais, maca peruana e semente de abóbora.
  • Magnésio: folhas verde-escuras, banana, abacate e oleaginosas.
  • Vitamina D: gema do ovo, sardinha, salmão e arenque.
testosterona em mulheres

Apesar de ser um hormônio essencialmente masculino, a testosterona também está presente nas mulheres, é produzido nos ovários e adrenais, e considerado um hormônio essencial para homens e mulheres. Os baixos níveis de testosterona nas mulheres podem resultar em sintomas como a perda da libido, aumento da gordura corporal e diminuição da massa óssea e massa muscular esquelética. A testosterona baixa em jovens mulheres pode estar associada ao uso de anticoncepcionais. Nesse caso, o recomendado é procurar a orientação de um médico.

tratamentos para testosterona baixa

A forma mais comum de avaliar os níveis desse hormônio no organismo é fazendo um exame de sangue para medir a testosterona total e a testosterona livre, que realmente tem ação no organismo.

Para deixar a testosterona alta, o médico pode fazer a reposição de testosterona com medicamentos específicos ou outros suplementos com o objetivo manter os níveis normais de testosterona.

Vale ressaltar que com a ingestão de medicamento de testosterona, efeitos colaterais podem ser observados, como aumento da acne, coceira, alteração de colesterol, aumento de pelos e retenção hídrica.

FONTE

https://www.natue.com.br/natuelife/o-que-e-testosterona.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.