sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Benefícios do Zimbro



O zimbro, também conhecido como junípero, é um condimento mais associado ao gim. O fruto é pequeno e redondo. Dentro de uma baga carnuda e resinosa há três sementes extremamente aromáticas de sabor marcante, picante e ao mesmo tempo levemente adocicado.

Há muitos séculos, o zimbro tem sido um tempero importante em inúmeros pratos europeus, particularmente nas regiões alpinas. Nesses locais, o zimbro é empregado para conferir sabor a uma grande variedade de alimentos, desde chucrute, patês vegetais e pratos de carnes de sabor forte, como as de caça ou mesmo de suínos, até bebidas como o chá.

O zimbro é empregado também para conservar presuntos e embutidos, tais como linguiça, mortadela, salame e salsicha, conferindo um sabor característico e agradável a esses produtos. As bagas de zimbro devem ser ligeiramente esmagadas para libertarem, de forma mais intensa, o seu sabor e aroma.

Mas também pode se dar bem ao complementar sabores mais delicados, como o do peixes, chutneys (molho agridoce) e caldas para sobremesa.


O USO MEDICINAL DO ZIMBRO

Do zimbro usam-se bagas, folhas, casca e raiz – é conhecido nas populações de toda a vasta região de origem desta planta como:
antisséptico das vias urinárias,
para o tratamento de cálculos renais,
nas febres e catarros,
nos processos inflamatórios diversos e
na instabilidade nervosa.

O seu uso em tratamentos para diabetes é uma referência da Medicina do Povo Navajo.

As bagas roxas, frutos do zimbro, são usadas para aromatizar o gim e a genebra. bebidas destiladas.


BENEFÍCIOS DO ZIMBRO

Na medicina popular são usados os frutos maduros, as folhas, a raiz, a casca e o óleo essencial de zimbro para diferentes formulações, cada uma dessas indicadas para determinadas situações de saúde.

As indicações que conhecemos no Brasil são as seguintes:
asma
acidez estomacal
bronquite
ciática (inflamação do nervo ciático)
doenças dispépticas (má digestão, má absorção)
doenças de pele
vebres
hidropisia (retenção de líquidos)
mau hálito
psoríase
reumatismo
vias urinárias

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO ZIMBRO

Essas indicações acima são possíveis pois o zimbro tem as seguintes propriedades medicinais:
adstringente
anti-histérico
antimicrobiano
antisséptico
antitóxico
aromático
calmante
carminativa
digestiva
diurética
estomáquica
refrescante
sudorífera
tônica
urinária

COMO USAR O ZIMBRO

A maneira de usar o zimbro varia de cultura para cultura mas, em geral, usa-se a infusão, a tintura, a compressa de frutos e o óleo, nos seguintes casos:

“bagas, infusão ou tintura: diurético, moléstias renais, amenorréia, asma”.
“madeira e bagas em infusão, decocção: asma, bronquite, acidez, má digestão, hidropisia, diurético, mau hálito, reumatismo, febres, doenças da pele”.
“madeira e bagas em alcoolato: reumatismo”.
“óleo: asma, bronquite, acidez, má digestão, hidropisia, diurético”.
“frutos em compressa: psoríase, anti-séptico, ciática”.
Para o tratamento de asma, bronquite e catarro de peito também é indicado o zimbro em vinho medicinal

UM VINHO MEDICINAL

Veja uma receita para preparar um vinho medicinal feito de zimbro (Juniperus communis): esmague bagas de zimbro, no pilão de pedra, junto com uma fatia de limão complete o frasco com um vinho maduro até cobrir totalmente as bagas.
Deixe repousar por 7 dias, sem agitar o frasco, tomar sol, ser exposto à luz e sem estar tampado (cubra a boca do frasco com um pano para evitar mosquinhas do vinho).
Depois deste prazo, coe o conteúdo e tome até 2 copos ao dia.

CONTRA INDICAÇÕES PARA OS DERIVADOS DO ZIMBRO

O óleo essencial de zimbro é altamente tóxico e seu uso é contraindicado: na gravidez ou para pessoas com nefrite (inflamação dos rins).

As bagas de zimbro, assim como outras partes da planta, só devem ser usadas em doses moderadas para evitar reações negativas resultantes do óleo que o zimbro contém.

CONSULTE UM ESPECIALISTA

Para saber as doses recomendadas para caso em particular, o ideal é sempre consultar um médico, um fitoterapeuta ou um especialista em cura natural.


Parece uma pimenta, só que o bago é um pouco maior. Mais associado ao gim, o zimbro tem um sabor pungente e dá um excelente resultado em conservas, marinadas, carne de porco, aves e carnes de caça.

O zimbro vem do junípero, uma espécie de pinheiro nativo do norte da Europa, de regiões bem frias, que cresce até 5 m de altura. Suas folhas (como as do pinheiro) são pontiagudas, suas flores verde-amareladas e os frutos, de sabor entre o adocicado e o amargo, são redondos e escuros em formato de bagas, que nascem verdes e depois de três anos, período necessário para o amadurecimento, tornam-se arroxeados, quase pretos.

As bagas são carnosas, resinosas e dentro delas há três sementes extremamente aromáticas de sabor marcante. Bastante comum na culinária dos países escandinavos, o zimbro é mais conhecido por seu uso como aromatizante de bebidas, como o gim e a cerveja sueca. Mas pode ser empregado de várias formas.

As bagas frescas mais difíceis de serem encontradas – são mais indicadas para fazer conservas que acompanham carnes frias. As bagas secas (inteiras ou moídas) são usadas no preparo de patês e de marinados, em conservas, no chucrute (sauerkraut, o repolho fermentado dos alemães) e em pratos feitos com batatas. Mas, são as carnes de caça as maiores beneficiadas com a adição do zimbro, perdendo o sabor forte, muitas vezes rejeitado.


fonte



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.