quarta-feira, 6 de julho de 2011

Confrei – Propriedades Medicinais


Symphytum officinale é o nome científico da planta chamada popularmente de confrei. Pertencente à família das Boraginaceae, existem diverasa espécies conhecidas por este nome (ou com variações dele). É uma planta nativa da Europe e conhecida mundialmente por seus poderes medicinais, incluindo o tratamento de feridas e queimaduras, embora não seja muito utilizada em chás por poder ter efeitos tóxicos.

As folhas do confrei são utilizadas desde a antiguidade na preparação de chás para o tratamento caseiro de doenças gastrintestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorróidas, tosses e várias outras enfermidades. No entanto, estudos recentes mostram que o uso prolongado da planta pode ser tóxico ao fígado (levando a doença veno-oclusiva hepática e a casos de insuficiência do órgão) e causar o aparecimento de tumores malígnos no fígado, nos brônquios e na bexiga, não sendo recomendado o seu uso por via oral. O confrei pode atingir até um metro de altura. (Fonte: Wikipedia)
  • Nomes Populares:

Confrei
Confrey,
Consólida
Consolda,
Consólida maior,

  • Propriedades:

É adstringente,
antiinflamatória,
calmante,
cicatrizante,
depurativa,
desintoxicante,
emoliente,
expectorante,
hidratante,
laxante,
tônica,

  • Trata problemas
ósseos,
contusões,
cortes,
dores em geral,
feridas,
fraturas,
furúnculos,
hematomas,
icterícia,
luxações,
queimaduras,
reumatismos,

  • Boa para problemas respiratórios como
bronquite,
resfriados em geral,
tosse,
sinusite,
  • Também é útil em casos de
febre,
para pressão arterial,
veias varicosas,

  • Muito boa para a
pele
acnes e espinhas
irritações,
manchas e sardas,
rugas,
rachaduras,
psoríase.

  • Cuidados
Uso externo, apenas: Não ingerir.
Gestantes também deve evitá-lo, assim como pacientes com câncer.

Na década de 1980, o confrei era uma das plantas medicinais mais populares em todo o Brasil. Contudo, pesquisas realizadas na época indicaram que o seu uso interno e prolongado na forma de chá ou outros preparados, pode provocar o aparecimento de tumores malignos no fígado, nos brônquios, na bexiga, no estômago e no intestino.

Em 1992, o Ministério da Saúde publicou uma portaria proibindo a prescrição de medicamentos à base de confrei para uso interno.

O seu uso externo tem apresentado eficácia como cicatrizante, antiinflamatório e revitalizador de células. Assim como outros medicamentos, o seu uso deve seguir orientação médica. A planta apresenta alto teor de proteína, alantoína (cicatrizante), alcalóides pirrolizidinicos (princípio tóxico), cálcio, ferro, sais minerais, vitaminas, fósforo, colinas e outros elementos.


Contém extrato de confrei que é um excelente regenerador da pele.
Maiores informações, consulte o SAC: (11)3772-6644

FONTE

RECEITA NATURAL

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.