sábado, 27 de outubro de 2012

Você sabe o que é homocisteína?



Em excesso, esse aminoácido prejudica a saúde.

Evidências sugerem que esse aminoácido em excesso – criado quando o corpo digere proteína, em especial a da carne – prejudica o revestimento interno das artérias e provoca a coagulação do sangue. Pessoas com níveis altos de homocisteína correm um risco maior de ter doença cardíaca. Os níveis de homocisteína são naturalmente mantidos baixos pelos altos níveis no sangue de vitaminas B, e pessoas que comem muitas frutas e hortaliças – que contêm vitamina B6 e folato (outro tipo de vitamina B) – em geral apresentam menos doenças cardíacas. Vegetarianos, porém, tendem a ter níveis altos de homocisteína porque não comem carne, peixe nem derivados do leite, as principais fontes de vitamina B12, que também reduzem os níveis de homocisteína.

Assim, uma alimentação saudável e balanceada é o que você precisa – e, a menos que tenha deficiência de vitaminas do complexo B, não é recomendável tomar suplementos. A seguir, como manter os níveis de vitamina B altos e os de homocisteína sob controle:

1. Reduza o café. Um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega, mostrou que quem tomava mais café apresentava níveis mais baixos de vitamina B e mais altos de homocisteína.

2. Coma laranja no café da manhã e salada de tomate com espinafre no almoço. Frutas cítricas, tomate e espinafre são fontes de ácido fólico, que quebra a homocisteína.

3. Tome iogurte com baixo teor de gordura e sem açúcar. Segundo estudos, as pessoas que ingerem derivados do leite apresentam níveis de homocisteína 15%mais baixos.

4. Para o jantar, refogue pimentões e brócolis. Em um estudo com seis mil pessoas, as que comiam mais pimentões, pimenta, repolho, brócolis e couve-flor tinham níveis de homocisteína 16,5% mais baixos.

Fonte

Adaptado de Guia de Saúde e Longevidade – Seleções do Reader’s Digest

http://www.selecoes.com.br/voce-sabe-o-que-e-homocisteina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.