sexta-feira, 31 de março de 2017

Curry


O caril (português europeu, português moçambicano e português de Goa) ou curry (português brasileiro) é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, e da culinária de Moçambique, por influência da numerosa comunidade de origem goesa daquele país. Um dos condimentos usados tradicionalmente na Índia em vários pratos é a folha da Murraya koenigii ou "árvore-do-caril".

Você sabe do que é feito o curry?


Ao contrário do que muitos pensam, o tempero não é produzido a partir de apenas um alimento e transformado em pó. Na verdade, não existe uma fórmula certa, mas, geralmente, os principais componentes são cominho, coentro e cúrcuma. No entanto, outros itens podem entrar na fórmula, dependendo da região em que foi feito, como pimenta preta, gengibre, cardamomo e folhas de louro.

O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes.

Inicialmente, o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril e outras.

Com sabor e cor fortes, o curry é um dos temperos mais utilizados na culinária asiática, mas já ganhou o mundo. Isso tudo porque trata-se de uma mistura de especiarias indianas, que, além do gosto - agradável a muitos paladares -, ainda oferece propriedades terapêuticas.

Conheça os benefícios do tempero para a saúde

Por ser um mix de condimentos, de acordo com pesquisas, o curry pode estar associado à prevenção de doenças. Veja quais:
  • Alzheimer: as substâncias presentes no condimento têm ligação com a redução de radicais livres presentes nas vias neuronais no cérebro, que geram a doença;
  • Complicações cardíacas: com ingredientes vasodilatadores, o curry ajuda a reduzir a tensão na corrente sanguínea, diminuindo a pressão arterial e as possibilidades de aterosclerose, ataques cardíacos, entre outros;
  • Problemas nas articulações: dor e inflamação em áreas como joelhos e cotovelos parecem comuns, mas podem ser evitadas com ajuda da alimentação. Para isso, o tempero colabora, já que possui propriedades anti-inflamatórias.
Saiba como utilizar o alimento no dia a diaO curry é um condimento democrático e pode ser usado em pratos dos mais diversos tipos. Adicione mais sabor às sopas, saladas, molhos e legumes com o tempero. Além disso, ele serve também para dar mais vida à carne vermelha, ao frango e aos ovos.

E você, já inseriu o curry no seu dia a dia?

Veja aqui 9 dicas de como usar o condimento e trazer sabores diferentes para as receitas do dia a dia.

1- Substituto do sal
Tempere carnes, mariscos, legumes e arroz com ele e elimine o sal do preparo.

2- Bom até com frutas
Corte as peras ao meio. Coma polpa, faça um recheio de gorgonzola, nozes e curry. Grelhe alguns minutos e voilá!

3- Aperitivo diferente
Leve ao forno damascos secos, avelãs, amendoim, uvas-passas embebidas em cerveja, castanhas-do-brasil ede caju. Coloque curry e sirva!

4- Casamento perfeito
O curry é um excelente ingrediente para acrescentar no seu chocolate quente.

5- Purê com peixe
Cozinhe maçãs e bata a polpa com curry para criar um purê delicioso e acompanhar pratos de peixe e carne branca.

6- Mistura com maionese
Patês de sardinha podem receber uma pitada do tempero para diminuir o gosto.

7- Para comer com vinho
Pratos à base de peixe e carne branca com curry combinam bem com vinhos aromáticos.

8- Toque vegetariano
O condimento em pó combina com queijos e ovos e fica ótimo com tofu. Dá um toque especial às comidas vegetarianas.

9- Batatas ao forno
Inclua o curry para temperar batatas e, em seguida, as leve para assar. Elas ficam com uma coloração linda e um sabor bem mais apurado.


FONTE

http://www.dermaclub.com.br/noticia/curry-conheca-os-beneficios-do-tempero-para-a-saude-dicas-de-como-consumir-o-alimento-no-dia-a-dia_a2208/1

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caril

http://www.biotipopsicologia.com.br/novosite/index.php/component/content/article/37-receitas/135-conheca-os-beneficios-e-maneiras-de-utilizar-o-curry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.