sexta-feira, 3 de março de 2017

Transagem




Quem já ouviu falar de chá de transagem já deve ter ouvido que ele auxilia nas dietas de emagrecimento, sua efusão é diurética e faz com que o metabolismo se acelere. As suas flores são pequenas branco-amareladas e agrupam-se em espigas que chegam a 30 cm de comprimento. Cresce facilmente em terrenos baldios e em muitos lugares é considerada uma planta daninha.


Plantio da Transagem

Seu plantio é feito exclusivamente por sementes. Seu cultivo é muito simples, é necessário regar dia sim dia não no verão (ou em dias quentes) e a cada dois dias no inverno (ou em dias frios). Mas tome cuidado, plante essa erva em um vaso, porque se colocada no jardim é possível que se alastre muito rapidamente tomando conta de todo o espaço, podendo até matar a grama e outras plantas comuns no ambiente.

Tansagem, Tanchagem ou cinco nervos, são nomes comuns para essa erva que tem muitas propriedades medicinais e bem conhecidas por pessoas mais idosas, que não são da geração sem fármacos e buscam na natureza soluções simples para problemas de saúde as vezes até complexos.


Uso do Chá de Transagem e Seus Benefícios

Entre os principais benefícios desse chá se destacam a adstringência, combate a inflamação dos ouvidos, dos olhos, conjuntivite, rins, bexiga, hemorroidas entre outras. O suco das folhas ou o cozimento é utilizado para curar feridas, doenças de pelo e crostas na cabeça, nesse caso são feitas compressas e colocadas em cima do machucado. É bom para os fumantes, pois serve como desintoxicante. Outra maneira de usufruir dessa erva é fazendo gargarejo. É indicada para males da garganta também.

Um de seus principais e mais impressionante usos deste chá é para infecções do trato uterino. É um remédio caseiro bem eficiente para infecção de útero. Os ferimentos nesse órgão podem ser causados por uso de outros remédios fortes, como antibióticos, abortos e até por vida sexual com múltiplos parceiros sem proteção. Os principais sintomas dessa inflamação é o corrimento vaginal fétido e com aspecto de pus, dores de cabeça, vômito e menstruação desregulada.


Transagem Chá
Claro que um médico não deve ser descartado nunca, mesmo ingerindo o chá.Para fazer o chá é necessário que você tenha de 20 gramas de transagem seca para 1 litro de água ou quatro canecas, coloque a água no fogão, tome cuidado para não ferver, assim que aquelas bolhas estiverem nas bordas da panela, apague o fogo e coloque a erva, tampe e deixe descansar.


Tome o chá até 4 vezes ao dia até a infecção se curar.Muitas são as vantagens dessa erva, que em muitos lugares é considerada uma praga. Lembre-se sempre: Nada substitui uma visita ao médico, não se auto medique e tenha sempre em mente que sua saúde vem em primeiro lugar.


Para que serve? Os benefícios e indicações do chá de tanchagem

1. Ação anti-inflamatória

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de tanchagem pode ser utilizado como um gargarejo e ajudar a amenizar dores de garganta e dores na boca, além de auxiliar o tratamento de aftas.

O gargarejo com o chá ainda é indicado para auxiliar casos de amigdalite, gengivite, estomatite (inflamação bucal) e traqueite (inflamação bacteriana ou viral na traqueia). Entretanto, é importante saber que a bebida utilizada em gargarejos não devem estar adocicado.

2. Auxílio ao tratamento da leucorreia

A condição é caracterizada pela presença de corrimento vaginal, ou seja, pela eliminação de secreções através da vagina que podem vir acompanhadas de irritação, coceira e ardência.

O problema pode ser causado por inflamação no aparelho reprodutor feminino, fungos e bactérias ou reações alérgicas que podem ser provocadas por sabonetes, desodorantes ou loções íntimas. 

E onde é que o chá de tanchagem entra nisso tudo? É que a bebida morna é utilizada em banhos de assento, em que a mulher senta em uma banheira ou bacia grande, para aliviar a leucorreia.

3. Saúde da pele

O chá de tanchagem com mel pode ser utilizado para ajudar a tratar espinhas e acnes que afetam a pele. A receita aqui é molhar bem um chumaço de algodão ou gaze com a bebida e aplicar nas áreas afetadas, deixando o chá agir durante no mínimo 20 minutos.

No tópico de receitas mais abaixo, você confere como preparar o chá de tanchagem com mel para tratar espinhas e acnes.

4. Problemas respiratórios

A German Comission E, uma comissão da Alemanha que regula as ervas e seus usos medicinais, aprovou o uso interno das folhas de tanchagem para aliviar tosses e irritações na membrana mucosa, que estejam associadas com infecções no trato respiratório superior.

Acredita-se, por conta de pesquisas experimentais, que a planta medicinal possa reduzir a irritação dos tecidos pulmonares que causam desconforto, além de estimular o sistema imunológico. A German Comission E recomenda o uso da tanchagem para tosses irritativas crônicas e moderadas, especialmente em crianças.

5. Auxílio ao tratamento da bronquite

Dois experimentos clínicos realizados na Bulgária mostraram que a planta medicinal apresenta eficácia em relação ao tratamento da bronquite crônica, que se trata de uma inflamação que atinge a mucosa que reveste os brônquios.

A justificativa é que ela atua como um emoliente, que alivia pequenos desconfortos e irritações ao formar uma espécie de filme suavizante na área afetada da membrana mucosa. 

6. Alívio de tosses

Por conta da mesma propriedade emoliente que citamos no tópico acima é que as folhas da planta que são utilizadas no chá ajudam a amenizar a tosse que surge em decorrência de gripes, resfriados e irritações. 

Devido ao fato de aumentar a produção de muco nos pulmões, as substâncias emolientes como as folhas de tanchagem são utilizadas com mais frequência para aliviar as tosses secas.

7. Atividade contra organismos maléficos

Uma pesquisa brasileira identificou que a família de plantas da qual a tanchagem faz parte apresenta certo grau de atividade contra organismos que fazem mal como leveduras, que são fungos unicelulares.

Da mesma forma, o Departamento de Microbiologia e Imunologia da Universidade Nacional de Río Cuarto na Argentina afirmou que as folhas da planta são resistentes a organismos maléficos.

Além disso, um estudo conduzido em Taiwan, onde as folhas de tanchagem são usadas na medicina popular para tratar problemas urinários, respiratórios e digestivos, também indicou que extratos de água quente da planta apresentam resistência contra esses organismos que fazem mal.

O chá de tanchagem emagrece? 

A tanchagem tem ação diurética. Isso significa que ela promove a eliminação do excesso de líquido presente no corpo ao estimular o aumento de volume da urina. Isso reduz o inchaço, tendo em vista que é justamente a retenção de líquido que deixa o corpo inchado.

A eliminação do excesso de água pode trazer uma perda de peso líquido. Porém, não podemos afirmar que o chá de tanchagem emagrece magicamente. Por mais que o efeito diurético possa deixar o corpo menos cheio, para perder peso referente a gordura e calorias é necessário seguir uma dieta controlada, equilibrada, nutritiva e saudável e praticar exercícios para maximizar a queima calórica.

Como fazer chá de tanchagem 

Ingredientes:
20 g de folhas de tanchagem;
1 l de água fervente.

Modo de preparo:
Colocar as folhas de tanchagem dentro da panela com a água fervente;
Deixar repousar durante três minutos e esperar amornar. Coar e servir-se.

Chá de tanchagem com mel para tratar espinhas e acnes

Ingredientes: 
2 colheres de sopa de folhas frescas picadas de tanchagem;
1 copo de água fervente;
1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:
Colocar as folhas no recipiente com a medida de um copo de água fervente;
Deixar descansar durante 15 minutos. Adicionar o mel e misturar.

Contraindicação do chá de tanchagem

A bebida não pode ser consumida por mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês e pessoas que sofrem com problemas no coração, prisão de ventre (constipação) e fezes ressecadas.

Efeitos colaterais do chá de tanchagem

A planta medicinal utilizada na preparação do chá pode trazer sonolência, cólica intestinal e desidratação.

Outros cuidados 

Consulte o seu médico antes de utilizar o chá de tanchagem para auxiliar o tratamento de qualquer doença para certificar-se de que a bebida é realmente indicada para o seu caso. Além disso, não abandone as orientações já dadas pelo profissional para lidar com o problema e nem apoie-se somente no chá.

Caso esteja utilizando algum tipo de medicamente, converse com o seu médico sobre o chá de tanchagem como forma de saber se não existe o risco de interação entre a planta medicinal e o remédio em questão.

fonte


http://flores.culturamix.com/dicas/transagem-cha

http://www.remedio-caseiro.com/cha-de-tanchagem/

http://www.mundoboaforma.com.br/cha-de-tanchagem-para-que-serve-beneficios-e-propriedades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.