segunda-feira, 1 de maio de 2017

Sintomas que podem indicar problemas nos intestinos


Você sabia que os ossos fracos também podem se dever a problemas nos intestinos? Ao não absorver bem os minerais, ocorre um efeito negativo a nível global.

Os problemas relacionados aos nossos intestinos nem sempre têm a ver com a clássica prisão de ventre. Em alguns casos não somos conscientes das diversas funções que estes órgãos essenciais desempenham no corpo humano. Graças a eles absorvemos os nutrientes dos alimentos que ingerimos, obtemos minerais, água, vitaminas e, além disso, atuam como parte indispensável de nosso sistema imunológico.

A flora microbiana que reveste suas paredes é imprescindível para a nossa saúde, para fazer frente a diversas doenças e ter um equilíbrio interior que nos permita gozar de uma qualidade de vida adequada.

Por sua vez, não podemos esquecer que o intestino se divide em várias partes, e que o cólon é uma delas. Portanto, manter uma boa saúde intestinal é sinônimo de bem-estar geral e algo em que deveríamos pensar todos os dias.

É necessário estar atento a esta sintomatologia secundária da qual às vezes descuidamos e que pode nos revelar problemas nos intestinos. Saiba mais sobre o tema a seguir. Estamos certos de que estas informações poderão lhe servir de ajuda.

1. Ossos fracos

Um dia tropeçamos em uma pedra quando saímos para caminhar com os amigos pela montanha e rompemos o quadril. Algo tão grave pode, sem dúvida, estar associado a duas coisas: a pedra inoportuna ou a clássica osteoporose, tão comum na mulher. Agora, e se no mês seguinte sofremos uma fratura no punho, na tíbia ou no ombro? Algo está acontecendo e é necessário descobrir a causa.

Em alguns casos, pode ser o seguinte: nosso estômago produz ácido demais, e por isso, minerais como o cálcio e o magnésio não são absorvidos como devem pelos nossos intestinos.

Outro aspecto essencial tem a ver com a vitamina K que se produz em nossos intestinos.
Se estes órgãos estão sujos, se não funcionam como devem, sofreremos um déficit deste tipo de vitamina que também é crucial para ter ossos fortes e saudáveis.

2. Ansiedade e cansaço


Quando a flora microbiana está desequilibrada, notaremos as mudanças em nosso humor. É interessante saber que há um nervo que conecta o intestino ao cérebro e que os sinais circulam em ambas as direções entre eles. Se consumirmos um excesso de gorduras saturadas, a flora microbiana será afetada e terá início este tipo de sintoma emocional específico.

Para evitar isso, é necessário fazer algumas mudanças em nossa alimentação:
  • Consumir mais frutas e verduras frescas.
  • Beber bastante água.
  • Consumir kefir, maravilhoso para cuidar da flora bacteriana.

3. Coceira na pele e sua relação com os intestinos

Este é, sem dúvida, um dos sintomas mais curiosos. Quando sofremos com ele é comum o associarmos a simples alergias quando, na realidade, o que acontece é um claro problema em nossos intestinos.

Se temos, por exemplo, um intestino permeável, as partículas dos alimentos não digeridas de forma adequada vão entrando na corrente sanguínea. Há um excesso de toxicidade em nosso corpo e, nestes casos, o sistema imunológico reage de forma adversa a este tipo de condição: sentimos coceira, inflamação, inchaço…

Devemos consultar nosso médico no caso de sentirmos estes sintomas.

4. Unhas fracas


Ter unhas fracas e quebradiças pode ser um sinal evidente de que não estamos absorvendo os nutrientes de forma adequada através de nossa alimentação. Dado que “somos o que comemos”, deveríamos adicionar também a esta frase a continuação “somos o que nossos intestinos absorvem”.

Se eles não estão saudáveis, se a flora microbiana é escassa ou está em mau estado, não iremos decompor bem os alimentos e não poderemos absorver as vitaminas e minerais que dão força a nossas unhas e à saúde geral de nosso corpo.

5. Abdômen inchado

Em algumas ocasiões observamos nosso abdômen e nos perguntamos como conseguimos engordar tanto em tão pouco tempo. No entanto, este inchaço abdominal não é gordura, são gases, e o claro resultado de intestinos que não estão funcionando de forma adequada.

Apesar disso, a raiz do problema nem sempre está em comer alimentos que causam gases. Às vezes o que existe é uma alergia alimentar. Leve em conta que os laticínios são, muitas vezes, os alérgenos mais comuns em nossa dieta, e que podem causar sintomas como este.

6. Fezes brancas


A ocorrência de fezes brancas não é algo que devemos deixar passar. No caso de experimentarmos esta situação em algum momento, é necessário consultar um médico. O mais comum é que isso ocorra com quem sofre de intestino irritável, e que também seja acompanhado de casos de diarreia.

A alteração em nossa flora bacteriana e as inflamações intestinais também o provocam, mas podem ser vinculados a problemas hepáticos mais sérios que requereriam, sem dúvida, um tratamento específico.

Para concluir, assim como podemos ver, estes sintomas são muito concretos e é comum relacioná-los a outros problemas. Para esclarecer possíveis dúvidas, nada melhor do que consultar sempre bons profissionais.

Seja como for, lembre-se sempre de que “você é o que você come”, por isso… por que não cuidar de si mesmo um pouco melhor?

FONTE

https://melhorcomsaude.com/6-sintomas-problemas-intestinos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.