segunda-feira, 10 de abril de 2017

Moringa Oleífera


Cada vez mais buscamos alternativas alimentares na natureza e tentamos nos distanciar dos alimentos industrializados, pouco nutritivos.


O superalimento da vez é a moringa oleífera, uma planta de origem asiática que oferece 35% de proteína (quase o mesmo que a carne), ajuda na prevenção e no tratamento de doenças como o câncer, purifica a água, ajuda a emagrecer e tem muitos outros benefícios de deixar nosso queixo caído.

De acordo com a revista Época, existem 14 espécies de moringas e a oleífera é uma das duas mais populares. Nativa do Himalaia, a planta medicinal é reconhecida pela medicina ayurvédica há quatro mil anos. Seu poder é tamanho que em outros países é conhecida como “árvore milagrosa”

Benefícios

O superalimento provou também inibir a ação de radicais livres, o que ajuda a prevenir o câncer. De acordo com o G1, a descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Pato Branco, liderado pela doutora em ciências Tatiane Oldoni, que se atentou para a poderosa atividade antioxidante das folhas da planta.


Fazendo umas continhas, 180g de folha de moringa tem aproximadamente a mesma quantidade de proteínas que 100g de carne vermelha. Além disso, a planta oferece vitamina B, E, betacaroteno, cromo, cobre, fósforo, magnésio, manganês, selênio, zinco e tem mais ferro que o espinafre.

– Árvore da moringa

Tratamentos
De acordo com o site Dicas de Saúde, o tratamento com extrato da raiz da moringa pode inibir o desenvolvimento de edemas, por suas propriedades anti-inflamatórias. A planta exerce também efeitos antidiabéticos no tratamento do Diabetes Mellitus, reduzindo a glicose no sangue bem como o açúcar e proteínas na urina dos pacientes.

A moringa oleífera é ainda benéfica para a pele, fígado, estômago e também pode ser utilizada no tratamento para redução de peso, pois facilita a reeducação alimentar.

Como utilizar a moringa
As sementes da planta são utilizadas para extrair um óleo parecido com o azeite de oliva. As sementes verdes podem ser cozidas e servidas como uma salada. Suas vagens podem ser cozidas e tanto as folhas quanto o talo são utilizados para fazer farinha.


– Farinha de moringa

Segundo o site Granja Paraíso as flores são utilizadas, na Indonésia e no Timor Leste, para fazer um prato chamado makansufa, onde são fritas em óleo de coco e comidas com arroz ou milhos. As folhas e flores são consumidas também em vitaminas, sucos e chás medicinais.

A moringa é ainda um poderoso purificador de água. No vídeo abaixo, publicado pelo canal do Youtube Granja Ecologica Integral El Eden, podemos ver a técnica que, segundo o site Sempre Sustentável, já é usada no nordeste brasileiro.

As sementes da moringa são capazes de purificar uma jarra de água aparentemente suja de forma quase mágica. Confira.


Onde encontrar
Segundo matéria do G1, a planta é cultivada no Vale do Itajaí, no Sítio Flora Bioativas, em Santa Catarina. Mas as sementes podem ser encontradas na internet e plantadas em qualquer lugar. Dois meses após plantá-las, a moringa já dá folhas.

– Semente da moringa oleífera

Na internet, é possível encontrar as sementes e mudas da moringa oleífera para comprar. O site especializado Moringa + Vida oferece diversos produtos da moringa como óleo puro, farinha, chá e até sabonete!

Nem tudo são flores
Segundo o site Sempre Sustentável, as folhas da moringa não são recomendadas para quem tem problemas na tireóide ou qualquer outro mal causado pela ingestão de iodo. Se este é o seu caso, é importante consultar um médico antes de fazer uso da planta.

FONTE

http://sossolteiros.bol.uol.com.br/moringa-oleifera-conheca-a-superplanta-que-tem-tanta-proteina-quanto-a-carne/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.