sábado, 22 de abril de 2017

Benefícios da Semente de mamão


Se você descarta as sementes do mamão antes de consumi-lo, saiba que está dispensando partes nutritivas da fruta que podem contribuir (e muito) para o bom funcionamento do seu organismo e até para o emagrecimento.

Semente de mamão ajuda a emagrecer?

As sementes de mamão não são capazes de acelerar o metabolismo ou provocar perda de gordura, como fazem alguns alimentos. Porém, como contribuem para o bom funcionamento intestinal, podem propiciar perda de medidas abdominais.


Além disso, a nutricionista Gabriela Ghedini comenta que as fibras provocam a sensação de saciedade, o que diminui a compulsão alimentar. Elas também evitam a formação de gases e propiciam bem-estar abdominal.

Benefícios das sementes de mamão

Melhora a imunidade e previne câncer?

A nutricionista comenta que as sementes de mamão são ricas em papaína, uma enzima proteolítica capaz de livrar nosso corpo da presença de parasitas, funcionando como vermífugo natural.

Esta mesma substância também ajuda o sistema imunológico a destruir a camada de proteínas que se forma em volta das células cancerígenas e isso ajuda na diminuição dos riscos de câncer.

Já a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Opperman afirma que a melhora no funcionamento do intestino pode prevenir o câncer intestinal.

“Tudo o que melhora o intestino previne a doença, porque a constipação [prisão de ventre] aumenta as chances de câncer. Quem vai ao banheiro todos os dias elimina mais toxinas”, explica.

Desintoxica o fígado


As sementes de mamão também contêm propriedades desintoxicantes e, com elas, promovem a limpeza do fígado.

“Comer uma pequena quantidade delas todos os dias pode ajudar não só a ter um fígado mais saudável, mas a tratar doenças como a cirrose”, orienta Gabriela.

Melhora a circulação

Segundo a nutricionista, a circulação sanguínea também é beneficiada pela semente. Isso porque uma substância chamada fibrina presente nela é capaz de reduzir a formação de coágulos e melhorar a qualidade das células.
Efeito anti-inflamatório

As sementes do mamão ainda são capazes de prevenir e até auxiliar no tratamento de intoxicações causadas por alimentos contaminados com as bactérias estafilococos e salmonela, porque têm efeito antibacteriano e anti-inflamatório no organismo das pessoas.
Como consumir sementes de mamão?

Assim como as sementes de melancia, as do mamão podem ser trituradas e misturadas a outros alimentos. De acordo com a Gabriela Ghedini, apenas uma colherinha de sementes por dia já é suficiente para usufruir dos benefícios dela.

“As sementes podem ser consumidas in natura junto com a fruta ou mastigadas depois de lavadas, mas o sabor é bem amargo. Elas também podem ser usadas em sucos, sopas, vitaminas, saladas ou ainda podem ser secas no forno ou ao sol, moídas e depois usadas como se fossem uma “pimenta” sobre peixes e carnes”, ensina a nutricionista.

A médica ortomolecular Liliane comenta, ainda, que existem outras possibilidades, como triturar e misturar com suco de limão. “Dá também para deglutir inteira com a solução gelatinosa comum à fruta, ou ainda amassá-la e comer uma colherzinha de café”, ensina.

Quem sofre de prisão de ventre pode comer as sementes todos os dias e deve beber bastante água.

Contraindicações

De acordo com a nutróloga, quem sofre de colite [reação inflamatória do cólon] ou diverticulite [inflamação de um divertículo] não deve consumir sementes de mamão porque elas podem aumentar a inflamação no local caso obstruam ainda mais a área inflamada.

Benefícios do mamão

Rico em vitaminas A, C, cálcio, ferro, potássio, minerais, carotenoides e fibras, o mamão traz diversos benefícios para a saúde e, por ser composto de 86% de água, ajuda a manter o organismo hidratado e livre de toxinas.

Poderoso antioxidante natural, o alimento ainda tem o poder de fortalecer o sistema imunológico, aliviar sintomas de sinusite e cólicas menstruais, prevenir osteoporose, combater a fadiga, reduzir o colesterol e ainda minimizar os riscos de doenças cardiovasculares e até mesmo cânceres.

Receita para fazer geleia com sementes de mamão

86% do mamão é água: veja mais benefícios maravilhosos dessa fruta


FONTE

http://www.vix.com/pt/dietas/543818/sementes-de-mamao-emagrecem-previnem-cancer-mesmo-conheca-os-efeitos?utm_source=facebook&utm_medium=manual&utm_campaign=BDM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.