terça-feira, 30 de junho de 2009

portadores de lúpus eritematoso sistêmico


Mais remédios...
Enquanto os governos lutam por menos remédios para o povo, a Justiça Federal determina a distribuição dos medicamentos excepcionais para os necessitados. Pode haver problema de caixa, mas a Constituição Federal precisa ser respeitada...

... hoje e sempre!...

Pois bem. A Justiça Federal julgou procedente ação civil pública proposta pelo Ministério Público (MP) federal contra a União, o governo do Paraná e o Município de Ponta Grossa, determinando a imediata aquisição do medicamento Micofenolato Mofetil 500mg para fornecimento gratuito a todos os portadores de lúpus eritematoso sistêmico residentes na Subseção Judiciária de Ponta Grossa.

Esse medicamento -ao contrário do que quer o ministro José Gomes Temporão- não consta da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). De acordo com a decisão, o remédio deve ser entregue no posto de saúde mais próximo da residência do portador da doença, mediante a apresentação da prescrição médica atualizada. Poderá ser fornecido o remédio genérico ou com variações do nome de fantasia.

O Juiz Federal destacou a obrigação do Poder Público de garantir o direito à vida, "fornecendo de forma gratuita e ininterrupta, um medicamento necessário ao seu tratamento, ainda que não conste da lista oficial".

O Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença crônica, auto-imune, que causa inflamações em várias partes do corpo, especialmente na pele, juntas, sangue e rins. As causas do Lúpus não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que fatores ambientais e genéticos estão envolvidos. Alguns dos fatores ambientais que podem despertar a doença são: infecções, medicamentos, exposição a raios ultravioletas e o estresse.

O texto sobre Lúpus foi retirado de:
http://www.lupusonline.com.br/politica.asp#

Sociedade Brasileira de Dermatologia
http://www.sbd.org.br/
Fique por dentro do que acontece no universo da dermatologia.

Saúde Bucalhttp://www.saude.gov.br/sps/areastecnicas/bucal
Informações e publicações educativas sobre a saúde bucal.

Ministério da Saúdehttp://www.saude.gov.br
Traz informações (programas, aplicação de recursos, legislação, epidemiologia, etc) e links para outros órgãos vinculados ou não.

Dor e Inflamação
http://www.doreinflamacao.com.br
Informações sobre serviços, produtos e novidades no tratamento de dores, incluindo a artrite.

Bio Saúdehttp://www.biosaude.com.br
Informações diversas sobre a saúde destinadas ao público em geral.

Fundação Pró-Renalhttp://www.pro-renal.org.br/
Entidade criada pelo Dr. Miguel Riella, Curitiba, realiza campanhas, financia pesquisas e auxilia pessoas com problemas renais crônicos.

Portal da Osteoporose
http://www.osteoporose.org.br/
Informação, discussão, prevenção e novidades sobre a osteoporose.

Ergonet Online
http://www.ergonet.com.br
Portal temático sobre ergonomia - tudo sobre Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT) e riscos ergonômicos presentes nos locais de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.