terça-feira, 30 de junho de 2009

O Inhame Contra a Dengue


O INHAME E A DENGUE
Aí abaixo tem ótimas receitas, mas INHAME cozido ou assado, quentinho com manteiga... vai super bem no café da manhã!

DENGUE
Infecção virótica que faz doer o corpo inteiro, especialmente as juntas, e dá muita febre; deixa a pessoa fora de combate por algum tempo mas raramente mata. É transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e A. albopictus, que se infectam sugando sangue de algum humano ou macaco infectado nos três primeiros dias da febre. Depois de 8 a 11 dias> de incubação, o mosquito começa a transmitir vírus infectantes a humanos no almoço e macacos no jantar - eles saem nas minúsculas gotinhas de saliva que o mosquito usa como anticoagulante durante a picada. Atualmente se diz que há quatro variedades de dengue; quem teve uma pode ter as outras três.

O TRATAMENTO MÉDICO é paliativo - descanso, muita água, banhos mornos, compressas de batata crua ou tofu na cabeça para puxar o calor.>
O TRATAMENTO NATURAL é comer inhame. Comer inhame em vez de batata, duas ou três vezes por semana, previne contra dengue. Em situações de epidemia, comer um inhame por dia é mais que bastante - em sopa, purê, ensopadinho, pastinha com alho ou qualquer das outras receitas que você> encontra em www.correcotia.com/inhame.
Mesmo já estando com dengue, comer inhame - ou tomar o elixir de inhame,> vendido em qualquer farmácia - costuma acelerar muito a recuperação.> Também é importante usar o inhame depois da dengue, para eliminar os resíduos do sangue que tornam mais dramática a recaída.> >

O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames.> Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).

A FOLHA PARECE COM A TAIOBA
É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.

OS OUTROS NOMES DO INHAME
Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do> Norte se chama taro , na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia.> E cará, em inglês, é yam .
COMA E AME!

- CRUSalada de inhame = Rale e tempere com sal marinho e limão ou com molho de soja. É muito forte. Um leproso que se escondeu no mato e só tinha inhame cru para comer ficou inteiramente curado depois de alguns meses. (Se der coceira> nas mãos na hora de descascar, passe um pouco de óleo ou lave com água bem salgada.)> .

Vitamina com inhame
Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa (ou outra folhinha verde, como coentro ou hortelã) e o suco de duas laranjas, com mais água se desejar. Tudo cru. Dá para dois copos.>

- DE CUSCUZEIRA
Cozido no vapor = Ponha alguns inhames com casca e tudo na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a> casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso.

Purê de inhame = Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

Pastinhas de inhame = São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verdes picadinhas> (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificador com inhame e um tantinho de água vai produzir uma pasta rosada; inhame batido com azeite, alho, água e sal faz uma delícia de molho tipo maionese. Use a criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

- DE FRIGIDEIRA
Inhame sauté = Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços;> esquente manteiga ou azeite numa frigideira; ponha os inhames, e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa ou cebolinha ou manjericão ou coentro ou orégano ou...); umas pitadinhas de sal marinho; mexa> rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.> .> Inhame frito> É muito mais gostoso do que batata. Faça exatamente como faz com ela:> corte em rodelas finas ou palitos, frite em óleo bem quente e deixe escorrer sobre um papel que absorva a gordura.

Pizza de frigideira = Rale inhames crus, misture com farinha de arroz ou de milho, tempere a gosto; achate a massa numa frigideira antiaderente e deixe assar dez minutos de um lado, dez do outro. Com alguma prática dá para fazer isso> numa chapa bem quente, levemente untada. O ponto da massa não deve ser nem seco nem aguado.

- DE PANELA
Inhoque de inhame = Faça exatamente como faz inhoque de batata: cozinhe os inhames, descasque, amasse com farinha de trigo e uma pitada de sal marinho até a massa ficar com a consistência do lóbulo da orelha. Enrole em> cordões, corte, ponha para cozinhar de pouco em pouco numa panela com> água fervendo. Quando os inhoques subirem é que estarão cozidos. Se puder, substitua parte da farinha de trigo comum por outra que seja integral. E o molho? Ao gosto do freguês...

Engrossando o caldo
Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o> caldo fica bem grosso.

- DE FORNO
Bolinhos de inhame = Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, umas pitadas de cominho e outras de sal; junte farinha de> trigo para dar liga, pincele com gema de ovo e asse no forno até a superfície secar. Ou frite.

Forminhas de inhame = Descasque e rale os inhames crus na parte mais fina do ralador, para obter uma papa líquida. Junte fubá de milho ou farinha de arroz integral (que se faz tostando o arroz e batendo aos pouquinhos no liquidificador) até conseguir uma consistência boa, mas ainda úmida.> Tempere a seu gosto: com sementes de cominho ou de erva-doce, umas pitadinhas de sal, talvez um queijo ralado ou uma azeitona. Unte forminhas, encha com a massa e ponha em forno bem quente durante cinqüenta minutos.

Pizza de sardinha = Cozinhe, descasque e amasse os inhames; unte um tabuleiro, achate com as> mãos bocados do inhame amassado e vá cobrindo com eles o fundo e os lados do tabuleiro. Asse quinze minutos em forno alto. Numa panela, refogue bastante cebola e ponha por cima sardinhas frescas pequenas, abertas, sem espinha, temperadas com alho socado, sal e limão. Deixe cozinhar com tampa por quinze minutos. Tire a massa do forno, despeje o recheio, enfeite com rodelas de tomate ou de pimentão, pique bastante> cheiro-verde e espalhe por cima. Leve novamente ao forno por mais dez minutos. Como variação desta receita, você pode não assar a massa antes de colocar o recheio; pode também reservar parte da massa> para tampar a pizza, que aí vira um pastelão.

Bolo salgado de inhame = Deixe de molho duas xícaras de triguilho durante duas ou três horas e esprema; junte a duas xícaras de inhame cozido e duas de farinha de arroz. À parte, refogue alguns legumes com um pouco de tempero, mas não> deixe cozinhar. Tire do fogo e misture à massa. Ponha numa fôrma untada, espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno alto por quinze minutos; aí ponha a chama em ponto médio e deixe mais quinze minutos.> Cheirou, está pronto. Acrescente ovos cozidos se quiser um prato mais forte.

Torta de inhame em camadas = Cozinhe, descasque e amasse os inhames; cozinhe e amasse a terça parte> de abóbora; refogue uma verdura picadinha tipo espinafre, acelga, agrião, chicória, folhas de nabo ou de cenoura, etc. Unte um pirex com manteiga, ponha uma camada de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela a verdura refogada; mais uma de inhame.> Pincele ou não com ovo, enfeite com rodelas de cebola, leve ao forno para secar durante 20 minutos.

- SOPAS
Sopa de inhame com misso = O misso, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito> usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem> em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12,> devido ao seu processo de fermentação. Limpa o pulmão dos fumantes,> restaura a flora intestinal, e acima de tudo dá um gosto todo especial à> sopa. Portanto cozinhe os inhames descascados com o mesmo tanto de água, uma> ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho> inteiros.> Depois bata no liquidificador para obter um creme fino. Acrescente o> missô, na base de uma colher de chá cheia por pessoa, ou dissolva com> um pouco d'água numa tigelinha e deixe que cada um se sirva como quiser.> (Algumas pessoas vão preferir sal.) Cebolinha verde picada,> por cima, combina muito.
Creme de inhame com agrião = Faça como na receita anterior; depois de bater no liquidificador devolva> ao fogo, ponha sal se for o caso, espere ferver e junte um bom punhado> de agrião cru, lavado e cortado. Deixe cozinhar um minuto, apague o fogo> e sirva. Com misso, se não tiver posto sal.

- INHAME DOCE
Torta de inhame com abacaxi = Cozinhe os inhames, descasque, amasse e forre com essa massa uma> assadeira untada; espalhe por cima uma compota de abacaxi feita com> sementinhas de erva-doce e cravo-da-índia, quase sem água, pois o> abacaxi solta caldo. Leve ao forno quente durante meia hora.> Substitua por outra compota, se desejar.

Bolo doce de inhame = Misture duas xícaras de inhame cozido com duas de aveia em flocos e duas> de farinha de arroz integral (toste o arroz, bata no liquidificador em> pequenas porções); meio litro de suco de laranja (ou outro líquido doce,> como chá de estévia, ou leite de coco adoçado com melado); uma colher de> sopa de manteiga, se quiser; umas pitadas de noz-moscada e canela em pó;> frutas secas e castanhas picadas, ou banana madura em rodelas. A> consistência da massa deve ser pastosa, nem aguada nem dura. Unte uma> fôrma e leve ao forno quente durante meia hora, mais ou menos, mantendo> a chama alta durante quinze minutos e baixando então para um ponto> médio. Você sabe que o bolo está no ponto quando cheira. A partir daí> ele vai secando, e quanto mais tempo ficar no calor, mais firme será sua> consistência. Se quiser um bolo mais fofo, junte uma colherinha de café> de bicarbonato de sódio dissolvida em suco de laranja no final do> preparo da massa. Esse bolo dá um ótimo panetone quando leva frutas> cristalizadas e é assado em fôrma alta.

Biscoitos de inhame = A massa é a mesma do bolo. Unte um tabuleiro e despeje com a colher> pequenas porções. Asse em forno alto até chegar ao ponto desejado.> Como todo biscoito que leva aveia, este também só endurece depois que> esfria.

Mousse de inhame com ameixa = Ponha no liquidificador uma parte de inhames cozidos com uma parte de> ameixas-pretas, sem caroço, cozidas com canela; aproveite a calda> para bater a massa. Repita a receita usando maçãs ou bananas em compota> em vez de ameixas. Para fazer a compota, não é necessário adoçar, pois> essas frutas já têm bastante açúcar natural. Basta que estejam bem> maduras. Leva-se ao fogo baixo, em panela tampada, com uma pitadinha de> sal e só um dedinho de água. Quanto mais cozinharem, mais doces ficam.>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.