terça-feira, 10 de junho de 2008

O Poder do Gengibre


Nativo do sudeste da Ásia, foi uma das primeiras especiarias orientais conhecidas na Europa. Marco Pólo escreveu que encontrou gengibre na China. O gengibre foi introduzido no Brasil no século XVI pelos colonizadores. Apresenta muitas propriedades medicinais devendo fazer parte da farmácia natural de todas as residências.

O gengibre é muito conhecido como parte integrante do quentão, uma bebida típica das festas de junho. Mas em outros países é também utilizado na preparação de diversos pratos como é o caso do frango xadrez, prato típico chinês, ou ainda como condimento da comida tradicional da Índia.

O gengibre tem uma história longa e respeitada como a das especiarias. Sua origem está na Índia ou na China, onde foi mencionado em 500 a.C. nas escritas do filósofo Confúncio. Comerciantes árabes do Oriente apresentaram o gengibre para a Grécia e Roma, e é bastante provável que os romanos o levaram para a Inglaterra durante a invasão. O rizoma de gengibre foi transportado facilmente, enquanto permitido pelos árabes, para apresentá-lo para a África Oriental.

Os portugueses levaram-no para a África Ocidental no século 13. Os espanhóis ampliaram o comércio levando o gengibre para o México, a Índia Ocidental e especialmente a Jamaica, que reivindica produzir o gengibre de melhor qualidade. Antes do século 14, o gengibre foi o tempero mais comum depois da pimenta-do-reino.

É a raiz seca, sem casca, da planta do gengibre, de sabor e cheiro muito fortes. Encontrado inteiro e moído, tem cor bege-claro e sabor quente, doce e temperado. O gengibre cristalizado é a raiz fresca cozida em calda, usada como doce ou condimento, não como especiaria.

Acredita-se que o nome venha de singabera, que significa em sânscrito "moldado como um chifre", evoluindo ao zingiberi grego e, subseqüentemente, ao zingiberdo latim.

Usos
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

O gengibre inteiro é usado em picles, caldas, bebidas, marinados, frutas assadas, molho teriyaki, conservas, chás e cerveja de gengibre. Vai bem também em biscoitos, pudins e vinho quente. É bastante comum seu uso no Brasil, sendo indispensável no quentão. Rizoma fresco, ralado ou seco, em pó, o gengibre aparece em inúmeros pratos salgados, especialmente de carne. Para machucar o gengibre, deve-se quebrar a casca, mas não a raiz. O gengibre moído não é uma das especiarias mais versáteis. Na Bahia, é muito utilizado em molhos, conservas, bolos, doces e bebidas.

Use na preparação de bolos, bolachas, pão de gengibre, torrada de gengibre, arroz, pudim de frutas, massas doces, chantilly, molhos, sopas, aperitivos, pratos orientais, carneiro, porco, carne de vaca, vitela, aves, quase todos os vegetais, picles, chutney, conservas, frutas assadas ou cozidas, torta de frutas, saladas, cobertura para saladas, ponche e sorvete. É excelente em combinação com outras especiarias.

QUANTIDADES SUGERIDAS PARA USO EM VÁRIOS PRATOS
1/2 a 2 colheres (chá) para 700 g de porco.
1 a 1 e 1/2 colher (chá) em receita de bolacha (para 2 xícaras de farinha).
1/8 a 1/4 colher (chá) para 2 claras para merengue.
O gengibre moído pode ser usado em várias receitas no lugar do gengibre inteiro - 10 a 12 pedaços de gengibre inteiro com mais ou menos o tamanho de uma casca de amendoim podem ser substituídos por 1 colher (chá) de gengibre moído.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.

É utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Sua ação anti-séptica pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre. No entanto, esse hábito (mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz) é contra-indicado visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações, também é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais, pois acredita-se que possua poder afrodisíaco.

Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos. Pesquisas realizadas com ratos na Universidade de Minesota (EUA) comprovaram também seus efeitos na prevenção do câncer intestinal. Seus princípios ativos são o gingerol e a gengiberina, que têm ação funcional na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

O gengibre tem sido utilizado na Índia há milhares de anos para o tratamento de doenças reumáticas.
*Uma colher de gengibre fresco com uma pitada de sal funciona como aperitivo.
*Tomar lassi com uma pitada de gengibre ou cominho em pó ajuda na digestão.
*Um copo de leite com gengibre tomado antes de dormir é nutritivo e acalma a mente.
*Seu período de safra vai de janeiro a outubro.
*Em caso de febre, é recomendável fazer um jejum com infusão de gengibre(chá).

Indicações: estimulante gastrintestinal, aperiente, combate os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão; tônico e expectorante. Externamente é revulsivo, utilizado em traumatismos e reumatismos.

Valores do gengibre em ks:
• Porção: • Ks por porção: • Peso: • Bolinhas:
1 colher de sopa 0 ks 5g

Chá de Gengibre
*Estudos mostram que o gengibre bloqueia a síntese da prostaglandina, substância que causa inflamação e desencadeia enxaqueca. Fervido em água durante 15 minutos, o gengibre tem uma ação antiinflamatória mais potente que a da aspirina.



Gengibre cristalizado
½ quilo de gengibre
2(chá)de açúcar
açúcar cristal para finalizar
1 litro de água
Modo de Fazer
Lavar ½ quilo de gengibre fresco e bem novo, descascar, cortar em pedaços médios e colocar numa panela. Juntar 2 xícaras (chá) de açúcar e 1 litro de água. Levar ao fogo e cozinhar, mexer de vez em quando, até o açúcar dissolver. Reduzir o fogo e cozinhar, sem mexer, por mais 50 minutos, ou até o gengibre ficar macio. Retirar do fogo, espalhar o gengibre sobre uma peneira e deixar escorrer. Em seguida, passar o gengibre no açúcar cristal e guardar num recipiente com tampa. Rende 64 docinhos de 6 gramas cada um.

Bebida de leite moça e Gengibre
Ingredientes
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 lata de Leite MOÇA Desnatado
3 medidas (da lata) de leite
Modo de Preparo
1.Em uma panela, coloque o açúcar com o gengibre
2.Leve ao fogo até dourar
3.Junte, aos poucos, o Leite MOÇA e o leite
4.Misture e deixe ferver
5.Sirva em canecas decoradas com canela em pau

Suco energético com gengibre
A cenoura ajuda a reduzir o nível do colesterol ruim e a diminuir o cansaço. Além de prevenir o envelhecimento, reparando os danos causados pelos radicais livres, e atuar no metabolismo de gorduras.
1 pedaço de gengibre
+ 1 maçã descascada
+ 1 limão inteiro (polpa e casca)
+ 2 laranjas
+ 4 cenouras
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoçante (prefira estévia) até atingir a consistência desejada.

Mais Receitas com gengibre você encontra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.