sábado, 14 de junho de 2008

Dieta Higienista


'Limpe' seu organismo e emagreça. Mais do que um regime, o higienismo é uma filosofia de vida. Segundo seus princípios, quem o pratica perde peso, restabelece a saúde e recupera a disposição e a alegria de viver.
by Mônica Régia Kato

Livrar o organismo das toxinas e dos sentimentos negativos, respeitar os diferentes ciclos de digestão, suprir o corpo com alimentos naturais e saudáveis, manter-se em movimento. De maneira simplista é mais ou menos assim que funciona o higienismo, que visa o bem-estar como um todo e a busca de qualidade de vida.

Segundo a atriz, cantora e empresária Tânia Alves, introdutora do método no Brasil, as bases são científicas e existem há cerca de um século e meio. "Há mais ou menos 150 anos houve um boom na ciência e, a partir de descobertas de médicos americanos, criou-se um sistema para auxiliar na melhoria das funções do corpo humano. Daí surgiram os fundamentos do higienismo", explica.

Quando o assunto é a dieta alimentar, são cinco os princípios:
* ingerir 70% dos alimentos crus;
* evitar ou eliminar comidas que produzam toxinas;
* respeitar as etapas do processo digestivo;
* combinar os alimentos corretamente;
* não se alimentar em excesso.

"Comer é muito bom, mas é preciso saber o que se está levando para dentro do corpo. Mesmo para quem quer ou precisa emagrecer, optar por shakes e sopas desidratadas, passar fome, ficar contando calorias minuciosamente, partir para o uso de inibidores de apetite ou adotar dietas mirabolantes não é saudável ou inteligente. A única coisa que funciona com segurança é a reeducação alimentar."

Tânia acredita que a comida é o combustível para a vida, além de ser uma fonte de prazer. Concorda? Ok, então entenda mais sobre o assunto...

Os cinco princípios do higienismo

1) Ingerir 70% dos alimentos crus
O consumo de alimentos in natura é importante porque eles são uma preciosa fonte de enzimas, fibras e líquidos. Para entender melhor, as enzimas são o princípio vital das moléculas das células e um elemento indispensável para que certas reações químicas aconteçam no nosso organismo. Elas estão presentes em frutas, verduras e legumes crus, já que são sensíveis a temperaturas acima de 80oC e, quando cozidas, morrem.

As fibras - encontradas em abundância nesses alimentos -  têm papel muito importante na eliminação de gorduras e toxinas porque agem  como verdadeiras 'vassourinhas detergentes' no intestino. Já os líquidos ajudam a manter os 70% de água que há em nosso corpo (assim como no planeta) em perfeito equilíbrio.

"Apenas frutas, verduras e legumes crus preenchem esse requisito de manter o teor hídrico", explica a expert Tânia Alves. Mais: as frutas e os vegetais crus auxiliam a desintoxicar as células, retardando seu envelhecimento. Daí os elogios dos adeptos do higienismo, que testemunham melhora na pele, nas unhas e nos cabelos.

Duvida? Basta olhar para Tânia Alves, 47 anos, enxutérrima. "Utilizo essa alimentação há sete anos e hoje passo todo esse conhecimento no meu spa, o Maria Bonita, localizado em Friburgo, Rio de Janeiro. Sou o melhor cartão de visitas."

2) Não comer em excesso
Alimentar-se demais obriga o corpo a usar uma energia muito maior durante a digestão, fazendo qualquer pessoa se sentir cansada e pesada. "É preciso levantar da mesa saciado, nunca empanturrado", ensina.

É bom lembrar que o higienismo inclui crenças e hábitos muitas vezes difíceis de ser incorporados numa rotina e num estilo de vida já viciados por outros comportamentos. Dessa forma, quem se interessa ou simpatiza pelo assunto precisa ter em mente que a adoção do método dificilmente acontece da noite para o dia - é um processo que deve ocorrer a seu tempo e com convicção.

"Algumas pessoas procuram o spa apenas para se desintoxicar. Mas a consciência de que estão se alimentando de maneira errada e vivendo sem extrair o máximo que poderiam de si e do mundo já é um bom começo, sem dúvida."

3) Evitar alimentos que produzam toxinas
Esse princípio tem a ver com a restrição de alguns alimentos responsáveis pela produção de toxinas no organismo.

Acredita-se que, ao ingeri-los, a pessoa acabe 'poluindo' o corpo. Os resultados: formação de radicais livres, que favorecem o envelhecimento precoce; deficiência imunológica, que aumenta as chances de adoecer; e tendência à obesidade e doenças degenerativas como a arteriosclerose, as cardíacas e até o câncer.

4) Combinar alimentos corretamente
De acordo com o higienismo, há componentes que são incompatíveis com outros e que, quando mal combinados, dificultam o curso da digestão.

Assim o organismo acaba acumulando toxinas que, cedo ou tarde, vão acabar provocando diversos desequilíbrios na saúde.

5) Respeitar as etapas do processo digestivo
Depois de escolher os alimentos corretos, é hora de aprender a comê-los de acordo com os ciclos determinados pelo higienismo. Existe o momento certo para ingerir alimentos, assimilar nutrientes e eliminar resíduos...

**Eliminação das 4h às 12h
Neste horário os únicos alimentos liberados são as frutas
- poderosas colaboradoras da "faxina interna."

**Ingestão das 12h às 20h
É nesse período que você deve fazer as refeições
- almoço e jantar.

**Assimilação das 20h às 4h
Neste período não se deve comer nada pois o corpo está assimilando os nutrientes ingeridos durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.