terça-feira, 10 de junho de 2008

Tireóide e Seu Bom Funcionamento


Tireóide e os Alimentos que Mantém Seu Bom Funcionamento

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta posicionada sobre a traquéia e logo abaixo da laringe, produz triiodotironina e tiroxina, hormônios que influenciam em quase todas as funções do corpo.

Estes hormônios regulam o metabolismo, o desenvolvimento físico e mental, as funções nervosas e musculares e a circulação. Os hormônios da tireóide também influenciam a ação de outros hormônios; por exemplo, eles intensificam a ação da insulina e a resposta do organismo aos hormônios adrenais que são fundamentais no combate ao estresse.

A tireóide precisa de um nutriente específico, o iodo, para produzir seus hormônios. Tanto o excesso como a carência de iodo podem levar ao mau funcionamento da tireóide. O bócio é uma tireóide de crescimento anormal, característico pelo inchaço da parte inferior do pescoço.

Se a tireóide não estiver funcionando corretamente, ela pode produzir muito hormônio tireoidiano, o que faz com que os sistemas do corpo se acelerem. Tal fenômeno é chamado de “hipertireoidismo”. Ou então pode produzir pouco hormônio tireoidiano, o que faz com que os sistemas do corpo reduzam sua atividade, o que se denomina de “hipotireoidismo”.

O hipotireoidismo não tratado pode gerar sintomas tais como fadiga, ganho de peso, depressão ou intolerância ao frio, além de níveis de colesterol aumentados, doença cardíaca e infertilidade. Sem contar com problemas de memória e concentração. O tratamento muitas vezes requer a reposição hormonal com o uso de tireoxina por toda a vida.

Já no hipertireoidismo as pessoas tendem a ser nervosas e trêmulas. Seu metabolismo é acelerado e elas experimentam uma fome incomum, perda de peso, fraqueza muscular e taquicardia, entre outros sintomas. Elas sentem um calor insuportável e transpiram excessivamente.

O tratamento é voltado para a causa e envolve a redução de produção do hormônio pela ingestão de iodo radioativo ou de medicamento anti-tireodismo ou por cirurgia para remover toda ou parte da tireóide.

OBS - A tireóide fica super estimulada, levando mais tarde à sua exaustão, quando há uma ingestão “exagerada” de açúcar, café e de álcool.

Para previnir preparamos uma lista com alimentos que consumidos fortalecem a tireóide!

Fonte de magnésio:
Alfafa, Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha do Pará, Arroz integral, Salsão, Figo, Peixe, Salsa e Uvas!

Fonte de cálcio:
Brócolis, Couve flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol, Tahine

Fonte de potássio:
Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais

Quer saber mais? Leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.