quarta-feira, 11 de junho de 2008

De olho na saúde: Comida Japonesa



Não é por acaso que a maioria da população japonesa tem uma silhueta esbelta e está entre os povos com maior longevidade do planeta. A comida japonesa é considerada leve, nutritiva e de fácil digestão. Dizem que é preciso um certo ritual para apreciá-la.

Colocar o wassabi (raiz forte - tempero) e o gengibre no shoyu (molho de soja) e depois molhar o sashimi (fatias de peixe cru) nessa mistura já representa um ritual.

Comer devagar seria uma das principais sugestões de especialistas no assunto. Além de agradar ao paladar, as refeições japonesas tradicionais são servidas para agradar também aos olhos.

A comida japonesa conquista a cada dia novos adeptos. O sushi (peixe com arroz) é uma ótima opção para corredores, oferece diversos nutrientes importantes para um bom equilíbrio nutricional. A maioria das preparações (sushi, sashimi, missoshiro (Sopa japonesa de soja), tofu (queijo de soja) etc.) é pobre em calorias e gorduras, e ainda qualitativamente saudável, pois o peixe traz boa qualidade proteica, é rico em fósforo, zinco e, principalmente, Ômega 3.

O Ômega 3 é um nutriente muito importante para reduzir a inflamação nos músculos e articulações, com isso ajuda a acelerar a recuperação dos corredores; contribui também para manter a saúde e a estrutura dos tecidos de conexão e juntas; auxilia para a manutenção dos níveis de testosterona para um ótimo desenvolvimento muscular; diminui os níveis de triglicérides e melhora a concentração, memória e performance do cérebro ajudando o organismo como um todo.

A comida japonesa, apesar de não ter todos os nutrientes necessários para a alimentação completa, é equilibrada e sadia. Mesmo fornecendo diversos nutrientes importantes é preciso variar, pois essa refeição é deficiente em ferro, já que não tem a carne vermelha.

A falta de ferro é a causa mais comum da verdadeira anemia em atletas, ou seja, uma deficiência na quantidade total de hemácias ou de hemoglobina circulantes. Como em qualquer outra refeição é preciso ter equilíbrio para não consumir mais calorias do que o necessário.

Deve-se tomar cuidado com as frituras como o tempura, com sushis feitos com cream cheese ou maionese, ingredientes ricos em gordura, com o molho shoyo, rico em sódio, que eleva a pressão arterial e ocasiona também a retenção hídrica.

Principais itens do cardápio japonês 

• Sushi: É o mais famoso prato japonês no mundo. E o mais popular entre os japoneses, que os preparam em ocasiões especiais. Basicamente, o sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos-do-mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados. 

Confira os tipos mais conhecidos:

• Nigiri - Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo frito;

• Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos-do-mar, ovas de peixes ou legumes;

• Norimaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;

• Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;

• Chirashi: Frutos do mar espalhados por sobre o arroz de sushi.

• Tempura: Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também bem conhecido no mundo todo.

• Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.

Os mais populares tipos de sashimi são:

Maguro:atum;

Toro: atum gordo;

Ika: lula;

Tako: polvo;

Ebi: camarão ou lagosta;

Saba: cavala (espécie de peixe);

Sake: salmão;

Como comer: Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato. A maneira correta de embeber o nigiri sushi é virá-lo de cabeça para baixo, com a parte do peixe cru para baixo. Poucos tipos de nigiri sushi devem ser comidos sem o shoyu. No geral, você deve comer o sushi de uma vez, enfiando-o todo na boca. Você pode utilizar as mãos ou os hashis para pegar os sushis;

Como comer grandes pedaços de comida: Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato e acrescente um pouco de wasabi (raiz forte), misturando-os em seguida. Embeba as fatias de peixe ou de frutos do mar crus na mistura e coma de uma só vez. Alguns tipos de sashimi são comidos com gengibre ralado em vez de wasabi;


Experimente, vale a pena!

Matéria por: Talita de Oliveira - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.