segunda-feira, 30 de junho de 2008

O poder das plantas

O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde divulgou uma lista com 71 plantas que possuem propriedades de cura.



A medicina herbal chegou ao ocidente desde a época de Hipocrates, que recomendava um pequeno grupo de ervas medicinais ao lado de dietas para cada caso. Mais tarde, em Roma, Galeno usava, como os chineses, misturas herbais de várias fontes vegetais. Já no fim do século XIX muitos produtos farmacêuticos tinham sua base em plantas medicinais, como os opiáceos, a efedrina, a atropina, a quinina, os digitálicos, para o coração. Atualmente, uma grande maioria dos habitantes do planeta não pode comprar remédio de farmácia e recorre às ervas medicinais.

Camomila: As flores podem ser utilizadas para fazer uma deliciosa e calmante infusão, que ajuda a adormecer e facilita a digestão.

Erva-cidreira: As suas folhas podem ser utilizadas para fazer um chá reconstituinte e anti depressivo. Atenção: esta planta espalha abundantemente as suas sementes e pode ficar incontrolável.

Alecrim: Utilizado para fazer óleos emulsionados a quente para a artrite. As plantas novas devem ser protegidas com sacos durante o Inverno. Como chá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando, aumentando a disposição e a energia, agindo como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental.

Aloé: Absorve grande variedade de poluentes da atmosfera. É uma planta interior especialmente versátil, útil em primeiros socorros para queimaduras.

Rosmaninho: Utilizada em problemas como a falta de repouso, dificuldades no sono e desequilíbrios funcionais do abdómen superior. Em banhos pode ser usado em problemas de circulação.

Abacaxi: Pode ser utilizado em inflamações nas vias respiratórias, bronquite, azia e infecções na pele.

Abóbora: É usada na limpeza de pele. O sumo da polpa é benéfico para a prisão de ventre e as sementes para a febre e inflamações.

Alface: Pode ser utilizada em problemas de insónias, alguns problemas de coração como palpitações e tensão nervosa.

Alho: É aconselhado em situações de acne, infecções respiratórias (asma e bronquite), diabetes, doenças cardíacas.

Gengibre: É indicado em casos anorexia, colesterol, cólicas, inflamações da garganta, rouquidão e gripe.

Jasmim: É um calmante, rejuvenescedor e relaxante. É indicado para comichões na pele, dores de cabeça, depressões e contracção muscular.

Maracujá: Pode ser utilizado em situações de ansiedade, é um óptimo calmante, asma, fadiga, nervosismo e stress.

Morango: É cicatrizante e analgésico. Pode ser utilizado em casos de anemia, febre, dores de dentes e doenças do intestino.

Tomate: É um antioxidante e anti-inflamatorio. Cicatrizante em queimaduras, auxiliar no tratamento para redução de colesterol.

Trigo: É um antioxidante, calmante, nutritivo, reconstituinte, vitamínico. É aconselhado em infecções na pele, anemia, falta de nutrição, doenças cardíacas, hipotensão, intestino preso.

O site Plantas que Curam apresenta relação de plantas descritas nos aspectos botânico, agronômico e principalmente medicinal, com fotos e receitas caseiras. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.